Por: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear monitor (IEM) Final Audio S6000 é lançado (Imagem: Reprodução/Final Audio)
O Final Audio S6000 foi anunciado hoje (12) nas redes sociais e na página de notícias de sua fabricante. De acordo com sua desenvolvedora, o S6000 é “um novo modelo topo de linha que desperta o potencial dos drivers BA” que utiliza uma carcaça feita cobre cromado no formato de “bullet” (cilindro).
A Final Audio utilizou o cobre como componente principal da carcaça do S6000 pelo fato da rigidez e densidade do metal proporcionarem, segundo a companhia, “um som rápido com uma ressonância rica” em detalhes, que permite ao usuário “perceber até o momento em que a reverberação da voz se dissipa dentro de um palco sonoro extremamente desenhado”.

Os drivers (alto-falantes) utilizados pelo S6000 são BAs (Balanced Armatures) feitos sob medida (personalizados) pela fabricante Sonion. São duas BAs full-range que ficam fisicamente colados em uma configuração horizontal oposta. Abaixo uma imagem das armaduras balanceadas com o escrito “Final” na lateral.

O formato cilíndrico já facilita o encaixe em diversos formatos de ouvido, pois o apoio é feito somente pelo canal auditivo. Porém, a Final Audio foi além e fez com que o ângulo do conector 2-pin fêmea do S6000 fosse levemente apontado para o lado da cabeça, melhorando o apoio do cabo ao passar atrás da orelha.

A design da montagem do S6000 foi pensado na reparabilidade. Através do uso de ferramentas especiais pela equipe da Final Audio, é possível desmontar o in-ear monitor (IEM) e consertá-lo, caso necessite. Note que o projeto foi pensado para que somente os engenheiros da empresa possam manusear as peças internas e a Final Audio não recomenda que o usuário tente realizar o reparo do IEM por conta própria.
Embora a Final Audio afirme que o S6000 seja adequado tanto para um smartphone quanto para um Digital Audio Player (DAP), é dificil acreditar, pois o este IEM possui 96 dB/mW de sensibilidade e uma impedância de 225 Ohms.
O cabo utilizado pelo S6000 utiliza 12 condutores de cobre monocristalino e conectores 2-pin proprietários que utilizam o padrão 0,78mm.

A empresa afirma que o conector é considerado o mais universal, mas o encaixe possui dimensões diferentes das que são normalmente adotadas. Eu tentei encaixar um cabo diferente no Final Audio A4000, que também utiliza conectores 2-pin, mas não deu certo.

Ao invés de utilizar as ear tips Type-E, comumente utilizadas em diversos modelos da empresa, a Final Audio optou por adotar as Fusion-G no S6000.

• Corpo: Cobre cromado / acabamento jateado
• Driver: 2× BA full-range em configuração horizontal oposta
• Conector: 2-PIN
• Cabo: Cobre monocristalino de 12 fios
• Sensibilidade: 96 dB/mW
• Impedância: 225 Ω
• Peso: 28 g
• Comprimento do cabo: 1,2 m
• Estojo de transporte em silicone
• Ear tips (FUSION-G em 3 tamanhos)
• Ear hook TYPE-A
O Final Audio S6000 custa 79.800 ienes (US$ 512 ou R$ 2.775), sua pré-venda inicia hoje (12) no site da loja online da marca e o envio (lançamento oficial) será no dia 19 de dezembro de 2025.
Compartilhe:
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!