Por: Vitor Valeri
Um dos lados do fone pode parar de funcionar por diversos motivos. Porém, nem sempre a causa é o que pensamos ser. Pensando nisso, listei aqui os possíveis cenários com as prováveis causas para que o som do fone pare de sair de um lado. Note que ainda há a possibilidade de ser algo além do que foi colocado aqui, então tenha isso em mente.
Acabar a bateria em um dos lados do fone Bluetooth TWS é algo muito comum de acontecer. Isso pode ocorrer por dois motivos:
• O sinal é recebido por um lado do fone e retransmitido para o outro lado, causando um consumo maior de energia.
• O estojo (case) de carregamento não tem nível de carga suficiente para recarregar a bateria dos dois lados do fone.
Para solucionar, você deve:
• Colocar somente o lado que está sem bateria na case (estojo) de carregamento pode ser uma das soluções.
• Recarregar completamente o estojo (case) de carregamento do fone.
• Limpar os contatos de transmissão de energia no fone e no estojo de carregamento. Note que na case além dos pinos de carregamento, há também imãs para fixação do fone.
O mal encaixe dos cabos com conectores 2-pin e MMCX em fones de ouvido in-ear pode ocorrer devido à má qualidade das peças em si ou pela variação de temperatura ou por pressão exercida no conector dentro do estojo (case) de armazenamento ou fora dele.
Para evitar este problema, procure guardar somente o fone de ouvido com o cabo na case, caso ela não tenha mais de um compartimento. Além disso, prenda o cabo do fone com alguma fita. Por fim, evite ficar com o vento do ar-condicionado direto no ouvido.
Caso não tenha como obter um bom encaixe novamente, a solução é trocar os conectores. Dependendo do caso, isso pode ser resolvido trocando somente o conector 2-pin ou MMCX do cabo, mas em outros precisa trocar o conector fêmea 2-pin ou MMCX, que está soldado no fone.
O rompimento dos filamentos de cobre do cabo dos nossos fones é algo esperado que aconteça em algum momento. À medida que utilizamos o fone, o cabo sofre com torções e essa movimentação de “vai e volta” dos fios de metal acaba por enfraquecer a estrutura dos filamentos até que, em algum momento, ela quebre.
A solução mais fácil para esta situação é trocar o cabo. Porém, nem sempre é barato fazer isso e por vezes é interessante procurar uma assistência técnica que faça a solda do cabo para que ele volte a funcionar. Para este tipo de serviço, indico a Eletrônica Yashi, localizada em São Paulo capital, e a Hi-Fi Cabos BR, localizada no Rio de Janeiro capital.
A solda do alto-falante (driver) do fone pode quebrar, caso ela não seja bem-feita ou não seja utilizado um material de qualidade. A estrutura da solda pode se desfazer com o próprio movimento do cabo ou das ear cups (conchas) de um fone over-ear.
Para resolver este problema de solda no fone, é necessário abri-lo para acessar o local da solda. Caso não tenha experiência com isso, recomendo enviar o fone de volta para o fabricante ou levá-lo até uma assistência técnica como a Eletrônica Yashi e a Hi-Fi Cabos BR, citadas neste artigo.
O alto-falante de um (driver) de um fone pode quebrar por diversos motivos e nem sempre é fácil descobrir o motivo. Neste caso, você pode tentar pesquisar por casos semelhantes ao que aconteceu com o modelo de fone que você possui e averiguar as possibilidades de solução.
O mais recomendado é entrar em contato com o fabricante do fone e explicar a situação. Como nem sempre é fácil o próprio usuário do fone trocar o alto-falante (driver), na maioria das vezes acaba sendo necessário enviar o produto para a sede da empresa responsável realizar a substituição da peça com defeito.
Compartilhe:
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!