Spotify tem áudio Lossless, mas você não pode acessá-lo: Entenda!

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 29/09/25 às 12:33 - Atualizado em: 29/09/25 às 14:42
Imagem - Spotify tem áudio Lossless, mas você não pode acessá-lo: Entenda! Imagem ilustrativa do áudio lossless no Spotify sem proporcionar recursos para reproduzir sem perdas (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

O Spotify tem áudio lossless agora, conforme noticiei aqui no Hi-Fi Hub. Entretanto, foi descoberto que infelizmente os usuários do popular serviço de streaming de música não podem ter acesso à transmissão sem perdas. Cameron Oatley publicou um vídeo no canal The Headphone Show no YouTube que mostrou essa incapacidade do aplicativo de transmitir com bit perfect.

O que é necessário para um app de streaming ser verdadeiramente lossless?

Para ser verdadeiramente lossless (sem perdas), o app de streaming tem que ser capaz transmitir dados idênticos aos dos arquivos originais, que o artista enviou para a distribuidora de música. Porém, só isso não basta, pois o aplicativo tem que ser capaz de reproduzir a faixa de forma que não haja perdas ou alterações no som.

Para que não haja alterações na reprodução do som, o aplicativo do serviço de streaming tem que ser capaz de reproduzir com bit perfect, situação em que não há alterações do sistema operacional e influências de aplicativos instalados na reprodução das músicas. Desta forma, os dados que saem do aplicativo não sofrerão degradação até chegar ao DAC (Digital to Analog Converter).

Como foi comprovado que o Spotify não entrega áudio lossless para o usuário?

Para comprovar que o Spotify não é capaz de entregar áudio lossless para o usuário, Cameron Oatley, popularmente conhecido como “GoldenSound”, utilizou o seguinte:

Álbum Handmade Cities (2016) do artista Plini: baixado através do site Bandcamp no formato WAV.
Aplicativo Tidal: serviço de streaming conhecido por proporcionar bit perfect no sistema operacional Windows.
APx500 8.1.2: software de medição utilizado com o Audio Precision APX555 audio analyser para averiguar se há transmissão bit perfect.
Audio Precision APX555: equipamento desenvolvido para análise de arquivos de áudio.
DeltaWave (v2.0.25): programa para analisar alterações.
Holo Audio Red: DDC (Digital to Digital Converter) e streamer

Cameron Oatley mostrando o equipamento Audio Precision APX555 audio analyser, que é o com maior chassi na captura de tela (Imagem: Cameron Oatley/canal The Headphone Show no YouTube)

Além disso, Cameron ainda alertou que para realizar o teste, configurou corretamente os aplicativos fazendo o seguinte:

• Alterou a qualidade do áudio para “Lossless” no Spotify e “Max” no Tidal.
• Desativou o crossfade, o automix, a normalização de volume e o equalizador.

Captura de tela do app Spotify para desktop (Imagem: Cameron Oatley/canal The Headphone Show no YouTube)

De que maneira foi realizado o teste?

Para ter uma ideia melhor do quão semelhante é o arquivo original do transmitido no serviço de streaming, foi realizado um teste de valor nulo correlacionado. O teste consiste em inverter a onda de um dos arquivos para que ao unir as duas ondas, haja o cancelamento e se obtenha o silêncio. Caso haja alguma diferença, o resultado será um resquício de som.

Qual foi a conclusão do teste?

Apenas 0,01% das amostras o arquivo do Spotify se mostrava idêntico ao original. A conclusão é que de fato a qualidade de audio melhorou no Spotify, mas não é de fato um áudio sem perdas (lossless).

O Spotify mentiu sobre o áudio lossless em seu serviço de streaming?

Não, o Spotify transmite áudio lossless, mas não implementou uma maneira de entregar aos usuários ao reproduzir as músicas nos aplicativos. É necessário que o serviço de streaming implemente recursos para permitir isso.

Por que o Spotify não consegue proporcionar o lossless ao reproduzir as músicas?

Ao contrário de apps como Tidal e Qobuz, o aplicativo do Spotify não possui uma forma de fazer com que haja uma comunicação direta (sem interferências) entre o que está sendo transmitido e o que chega ao DAC (Digital to Analog Converter). Desta forma, o arquivo é obrigado a passar pelo “controlador de áudio” do sistema operacional.

O controlador (mixer) do sistema operacional é responsável por administrar todos os fluxos de áudio, que vem de diversos programas, para unificar como uma única saída. Isso faz com que haja alteração na taxa de amostragem (exemplo: 44,1 kHz), na profundidade de bits (exemplo: 16 bits) e no volume.

Quais apps oferecem áudio lossless, mas não conseguem reproduzir sem perdas?

Os apps que oferecem áudio lossless, mas não conseguem reproduzir as músicas sem perdas são:

Amazon Music (exceção: utilizando um equipamento chamado “streamer”)
Apple Music (exceção: através de dispositivos com iOS, iPadOS e Digital Audio Players com Android)
Deezer

O que é necessário para obter o áudio sem interferências em apps de streaming?

Para obter o áudio sem interferências, o aplicativo deve possuir recursos que permitem a transmissão direta dos dados, sem a interferência do sistema operacional (SO). Como os aplicativos não funcionam da mesma forma entre diferentes plataformas, há casos em que é possível obter o bit perfect em um SO, mas não em outro.

Ao utilizar um celular Android, só é possível obter o bit perfect com o Tidal e o Qobuz através do aplicativo USB Audio Player Pro (UAPP). Caso queira saber mais sobre este app, acesse este artigo.

Note que a partir da versão 2.92 do Tidal para Android, o aplicativo deixou de oferecer áudio sem interferências ao conectar um DAC externo ao celular ou ao Digital Audio Player (DAP), conforme foi relatado pelo usuário “SashaR” no fórum Audio Science Review (ASR).

Em computadores Windows, tanto o Qobuz quanto o Tidal permitem nativamente o bit perfect através do uso dos drivers de áudio WASAPI Exclusive Mode e ASIO. Nenhum outro app de serviço de streaming de música é capaz disso.

O Spotify tem planos para adicionar suporte ao WASAPI Exclusive Mode ou ao ASIO?

Há engenheiros do Spotify que desejam o suporte ao WASAPI Exclusive Mode ou ao ASIO para a versão desktop do aplicativo. Essa informação foi feita no dia 12 de setembro de 2025 pelo perfil oficial da empresa no durante um AMA (Ask me Anything, pergunte-me qualquer coisa) no Reddit em resposta ao comentário feito pelo usuário “NasIsMyGOAT”.

A pergunta feita foi a seguinte:

“Haverá bit-perfect no desktop do Windows?”

O usuário “ThisIsSpotify” (perfil oficial do serviço de streaming) respondeu dizendo:

“Eu sei que temos pessoas aguardando a reprodução em Modo Exclusivo WASAPI (vimos os comentários no Reddit). Bem, digamos apenas que também temos engenheiros que querem isso (ei Barnabas, Dan!)…”

Há alguma forma de obter o bit perfect mesmo que o app não tenha recursos para isso?

Sim, ao utilizar um Digital Audio Player (DAP) com Android, é possível obter o bit perfect conectando fones diretamente às saídas de fones de ouvido do dispositivo. Se você conectar um DAC externo via USB, já não é possível transmitir o áudio sem interferências, com exceção de quando se utilizar o UAPP.

A partir da versão 7.0.7.5, o UAPP permite “capturar o áudio” dos apps Apple Music e Deezer, possibilitando a transmissão com bit perfect. No caso do Spotify, é necessário utilizar o navegador Opera (o Chrome não irá funcionar).

Tags desse Artigo:

#Spotify - #Lossless - #sem perdas

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios