Por que cabos 2-pin não servem em qualquer in-ear (IEM)?

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 2
Salvar
Publicado em: 10/12/25 às 16:13 - Atualizado em: 11/12/25 às 10:40
Imagem - Por que cabos 2-pin não servem em qualquer in-ear (IEM)? Imagem ilustrativa de conector 2-pin feito para fones de ouvido in-ear monitor (IEMs) (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Certos cabos com conectores 2-pin podem não servir nos fones de ouvido in-ear monitor (IEMs) que compramos. O motivo disso é que há diversas variantes desse modelo de conexão que utiliza 2 pinos de metal para encaixar o cabo no IEM. Considerando que atualmente a utilização deste tipo de conector é popular, decidi fazer esse guia para que você não erre ao comprar um novo cabo para o seu fone.

O que são conectores 2-pin?

Os conectores 2-pin padrão (standard) são caracterizados por uma carcaça em forma de barril com 2 pinos de metal saindo dela. O padrão para a grossura de cada pino é de 0,78mm, mas é possível encontrar modelos com 0,75mm, que são propensos a quebrar com mais facilidade. A distância entre os pinos costuma ser de 2mm.

Conector 2-pin padrão (standard) macho utilizado em cabos de fones de ouvido in-ear monitor (IEMs).
Foto de conector 2-pin (macho) de cabo para fone de ouvido in-ear monitor (IEM) (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Há variantes de conectores 2-pin macho e fêmea?

Sim, há variantes de conectores 2-pin macho e fêmea. Ou seja, você pode ter diferentes formatos de conexão tanto no conector 2-pin do cabo (macho) quanto no conector 2-pin do fone de ouvido in-ear monitor (fêmea).

Como a estrutura do conector 2-pin do cabo pode variar?

O conector 2-pin do cabo (macho) utiliza por padrão um barril, que pode ser de plástico ou de metal. A variação pode ocorrer na presença ou ausência de uma coluna plástica saindo do barril e no comprimento dos pinos de metal. Abaixo os nomes dados para cada uma das variantes.

2-pin flush/flat (superficial): quando não há coluna plástica saindo do barril, fazendo com que o cilindro encoste no corpo do fone de ouvido.
2-pin extruded: há uma coluna plástica saindo do barril.
2-pin QDC: não há um barril e sim uma estrutura feita com injeção plástica para sustentar tanto os pinos quanto os condutores do cabo. Em volta dos pinos há uma espécie de capa plástica.

Conectores 2-pin macho flat/flush para cabo de fones de ouvido in-ear monitor (IEMs).
Conectores 2-pin macho flat/flush utilizados em cabo para fones de ouvido in-ear monitor (IEMs) (Imagem: canal RNARexperience/YouTube)

QDC original e suas variantes

Existe um tipo de conector 2-pin proprietário da fabricante de fones de ouvido “QDC” que possui o mesmo nome da marca. Esse tipo de conector possui polaridade e formato fisico diferente dos conectores 2-pin padrão. Entretanto, há variações do 2-pin QDC chamadas “QDC Style”.

Como é o 2-pin QDC original?

Conforme descrevi no tópico anterior, um conector 2-pin QDC (original) não possui barril e sim uma injeção plástica, que sustenta os pinos e os condutores do cabo. Além disso, há outra diferença fundamental nestes conectores, a polaridade. A posição do pino positivo e do pino negativo de cada um dos lados do cabo é diferente.

No conector 2-pin padrão, o pino positivo fica do lado interno, mais próximo da orelha. Já no 2-pin QDC, o pino positivo foca do lado externo, mais afastado do ouvido. Para conferir isso, você deve realizar o teste de continuidade com um multímetro, colocando uma das pontas na ponta do plugue 3,5mm ou 4,4mm e a outra ponta no pino do conector 2-pin soldado no lado esquerdo do cabo.

Aparência de conector 2-pin QDC original e QDC Style.
Conector 2-pin QDC macho para fones de ouvido in-ear monitor (IEMs) (Imagem: Ugo Valerio)

Passo a passo para conferir a localização da polaridade positiva do conector 2-pin soldado ao lado esquerdo do cabo.

Passo 01 – Gire a chave seletora do multímetro no símbolo que parece o do sinal Wi-Fi do seu celular. Esse é o modo de testes de continuidade.

Passo 02 – Coloque uma das pontas do multímetro na ponta do plugue 3,5mm ou 4,4mm.

Passo 03 – Pegue o lado esquerdo do cabo e coloque a outra ponta do multímetro em um dos pinos. Quando o multímetro apitar, quer dizer que este é o pino com polaridade positiva.

Se a polaridade dos pinos for a do 2-pin padrão, o pino positivo deve estar mais próximo da orelha. Se a polaridade for a do 2-pin QDC, o pino positivo estará mais afastado da orelha.

Como é o 2-pin QDC Style?

O conector 2-pin QDC Style só tem a estrutura feita com injeção plástica semelhante. Estes conectores são utilizados por marcas como KZ e CCA e possuem as seguintes diferenças:

Estrutura feita com injeção plástica semelhante à adotada no 2-pin QDC original, mas com dimensões diferentes: impedem os cabos de serem conectados em fones da QDC.
Polaridade igual à dos conectores 2-pin “normais” (“standard” ou “padrão”): não utiliza a polaridade invertida do conector 2-pin QDC original.

Uma variante do 2-pin QDC Style: TFZ

Os conectores 2-pin TFZ possuem a capa ao redor dos pinos, semelhante ao conector 2-pin QDC original, mas quadrada e com o comprimento de cada pino ultrapassando as paredes da injeção plástica do conector, saindo um pouco para fora. Além disso, a polaridade não é invertida como no 2-pin QDC original, seguindo o padrão de polaridade do conector 2-pin padrão.

2-pin QDC Style TFZ macho para cabos de fones in-ear (IEMs).
Conector 2-pin QDC Style TFZ macho para cabos de fones de ouvido in-ear monitor (IEMs) (Imagem: perfil keephifi/Instagram)

Por que é útil saber a polaridade do conector 2-pin?

Devido às variantes conector 2-pin QDC que possuem estrutura física semelhante (QDC original e QDC Style), pode haver confusão por falta de informações no anúncio ou pelo consumidor (você) não saber qual o tipo do conector 2-pin do cabo que veio com o fone de ouvido in-ear monitor (IEM).

Como a estrutura do conector 2-pin do fone pode variar?

O conector 2-pin do fone (fêmea) pode oferecer diferentes padrões de encaixe. São eles:

2-pin flat: quando o conector fica rente ao corpo do fone, apresentando uma aparência “lisa” (flat).
2-pin recessed: quando o conector é afundado com relação ao corpo do fone.
2-pin extruded: quando o conector fica acima do corpo do fone, formando uma coluna plástica.

Como é a compatibilidade entre os conectores 2-pin macho e fêmea?

É possível utilizar uma regra geral para compatibilidade, mas não necessariamente o encaixe entre o 2-pin macho do cabo e o 2-pin fêmea irá ocorrer. O motivo disso são as diferenças no formato da estrutura principal e no comprimento dos pinos. Abaixo a lista de uso dos conectores de cabos (macho) para obter ou não um bom encaixe nos conectores dos fones (fêmea).

1 – Conectores 2-pin extruded de cabos – Há colunas plásticas mais volumosas ou mais finas que o conector 2-pin fêmea dos fones de ouvido. Caso, a dimensão seja correta, é possível encaixá-los em 2-pin flat, 2-pin recessed e em 2-pin extruded de fones. Exemplo de não compatibilidade: o conector 2-pin fêmea dos fones da Final Audio não é compatível com o conector 2-pin extruded padrão (standard) dos cabos.

Diferença na dimensão entre o conector 2-pin macho e o conector 2-pin fêmea impede o encaixe de outros cabos em fone in-ear Final Audio A4000 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

2 – Conectores 2-pin flush/flat de cabos – O impedimento para encaixar pode ocorrer em duas situações:

• Comprimento dos pinos e a grossura dos mesmos, embora o padrão 0,78mm seja amplamente adotado. Pinos mais longos são geralmente utilizados para a conexão com fones in-ear monitor custom (CIEMs) enquanto os mais curtos são utilizados com IEMs universais.
• Encaixe em 2-pin recessed não é possível, pois o encaixe dos pinos não ficará estável, visto que não há uma coluna plástica para fora do barril para permitir o encaixe seguro.

Conector 2-pin flat/flush macho com conector 2-pin fêmea flat (Imagem: alexandros a/fórum Head-Fi)

3 – Conectores 2-pin QDC – Há quatro variantes de conectores “2-pin QDC” de cabos e elas podem ou não encaixar no conector 2-pin extruded (fêmea) dos fones de ouvido. Cada uma delas possui um formato diferente na peça de injeção plástica e também no comprimento dos pinos.

QDC original: cantos arredondados, pinos não saem para fora das paredes, polaridade invertida comparado ao 2-pin padrão (standard)
QDC Style: cantos arredondados, pinos não saem para fora, polaridade idêntica ao 2-pin padrão (standard)
QDC Style da TFZ: cantos quadrados, pinos saem para fora, polaridade idêntica ao 2-pin padrão (standard)

Conector 2-pin QDC Style fêmea de fones de ouvido in-ear monitor (IEM) da marca KZ (Imagem: Thomas Anderson/grupo ChiFi Audio Reviews no Facebook)

Tags desse Artigo:

#cabos - #2-pin - #conectores

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

A
Antonio Setz
Não sabia que tinha tantas variações! Qual a importância da polaridade do cabo? Acho que o melhor mesmo é comprar o cabo original do modelo do mesmo fabricante do fone.
V
Vitor Valeri
Antônio, a importância de saber a polaridade do cabo é devido às variantes do conector 2-pin QDC que possuem estrutura física semelhante (QDC original e QDC Style). Os anúncios de venda nem sempre deixam claro qual é qual ou o consumidor não sabe o que ele tem em mãos (e nem da existência de tantas variantes 2-pin QDC).

*Campos obrigatórios