Por: Vitor Valeri
Nesta análise (review) do FiiO JM21 é um Digital Audio Player (DAP) você verá que é um dispositivo para quem procura portabilidade. Além disso, o PMP (Portable Music Player) da FiiO de menos de US$ 200 entrega um grande número de recursos, incluindo a possibilidade de instalar qualquer app de streaming de música, podendo baixar as faixas e armazená-las em um cartão microSD.
Considerando a maneira como costumo utilizar um DAP, as mudanças que mais impactaram a minha experiência de uso com o JM21 foram as melhorias implementadas no FiiO Music, aplicativo nativo de reprodução de músicas, além do carregamento da bateria com dispositivo estando desligado. Isso só foi possível graças à interação entre representantes da fabricante no fórum Head-Fi.
O review do FiiO JM21 demorou para ser lançado propositalmente, mas por um bom motivo. Comprei o Digital Audio Player (DAP) na pré-venda e desde o seu lançamento houve diversas alterações trazidas pelas atualizações de firmware, incluindo correções, otimizações e a adição novos recursos.
Comprei o DAP JM21 no dia 10 de novembro de 2024 na loja oficial da marca no AliExpress e recebi no dia 29 do mesmo mês. Desde então, já se passaram aproximadamente 8 meses. Posso dizer que a minha experiência com o player mudou significativamente em vários pontos durante este período.
A construção do FiiO JM21 é em plástico e alumínio. Em sua versão original (azul e prata), é possível distinguir o material pela cor, pois a porção de metal é azul e a área de plástico é prata. Há uma versão do JM21 toda preta, que foi lançada posteriormente pela marca.
Com um tamanho de 4,7″ e resolução de 1334×750 pixels, o display do JM21 tem uma área suficientemente agradável para digitar nomes de álbuns nos aplicativos de música. Suas cores possuem uma boa qualidade para a visualização da capa de um álbum.
O botão físico de volume me pareceu ser feito em metal. Já os botões de controle de reprodução da música e o botão de ligar/deligar/bloquear me passaram a sensação de serem de plástico.
Os botões físicos do JM21 são bem-posicionados, o suficiente para não haver toques acidentais no botão de volume, algo que ocorria com frequência comigo no FiiO M11S. Entretanto, senti falta de um ponto tátil no botão de play/pause para facilitar a diferenciação com os botões de avançar e retroceder.
No canto direito embaixo, o JM21 possui uma estrutura para amarrar um cordão e segurar o DAP com o pulso do braço (punho). O pino feito para que o usuário amarre a corda é apenas encaixado, não colado, causando um pequeno barulho se você chacoalhar o player.
Veja abaixo o vídeo de unboxing do FiiO JM21, onde mostro a estrutura do DAP.
Internamente, o JM21 possui um par de DACs Cirrus Logic CS43198 e dois OP-AMPs (amplificadores operacionais) SGM8262-2 da SG Micro. De acordo com os dados gerados pelas medições realizadas por Henrique Rocha, do canal “Ankramutt Audio” no YouTube, o DAP FiiO JM21 fornece os seguintes valores de potência de saída:
Impedância | Potência na saída 3,5mm | Potência na saída 4,4mm |
8 Ohms | 56mW (GB) / 233mW (GM) / 417mW (GA) | 123mW (GB) / 422mW (GM) / 426mW (GA) |
10 Ohms | 45mW (GB) / 189mW (GM) / 428mW (GA) | 105mW (GB) / 453mW (GM) / 585mW (GA) |
16 Ohms | 30mW (GB) / 131mW (GM) / 449mW (GA) | 80mW (GB) / 345mW (GM) / 990 mW (GA) |
26 Ohms | 20mW (GB) / 85mW (GM) / 332mW (GA) | 53mW (GB) / 231mW (GM) / 927mW (GA) |
32 Ohms | 17mW (GB) / 69mW (GM) / 272 mW (GA) | 44mW (GB) / 191mW (GM) / 766mW (GA) |
48 Ohms | 11mW (GB) / 47mW (GM) / 184mW (GA) | 30mW (GB) / 133mW (GM) / 533mW (GA) |
73 Ohms | 8mW (GB) / 31mW (GM) / 123mW (GA) | 21mW (GB) / 90mW (GM) / 361mW (GA) |
149 Ohms | 4mW (GB) / 16mW (GM) / 61mW (GA) | 10mW (GB) / 46mW (GM) / 183mW (GA) |
299 Ohms | 2mW (GB) / 8mW (GM) / 31mW (GA) | 5mW (GB) / 23mW (GM) / 93mW (GA) |
O JM21 vem com uma película plástica aplicada de fábrica. Ao trocá-la pela película de vidro oficial da FiiO chamada SF-JM21, a resposta aos toques melhorou consideravelmente. Entretanto, resolvi comprar também a vendida pela “Mr.Shield”.
A película de vidro vendida pela “Mr.Shield” para o FiiO JM21 possui tem uma dureza maior que o FiiO SF-JM21 (9H versus 6H). Em termos de instalação, preferi as ferramentas que acompanham o FiiO SF-JM21, principalmente a placa projetada para pressionar a película na tela do aparelho e o pano de microfibra, que é mais bem acabado.
A qualidade adesiva da película da Mr.Shield é melhor e não tive problemas com poeira ou bolhas durante a aplicação. É importante mencionar que o adesivo de remoção de poeira que vem na caixa da película não é bom e indico a utilização de uma fita adesiva da marca 3M.
A portabilidade do JM21 impressiona ao comparar com a maioria dos DAPs lançados nos últimos anos. Com apenas 13mm, o JM21 é quase 10mm mais fino que o FiiO M11S, que tem cerca de 19mm de espessura.
O JM21 pesa 156g, quase a metade do peso do M11S (271g). Com um corpo fino e leve, o resultado é uma pegada melhor ao segurar o aparelho, além de mal senti-lo ao colocá-lo no bolso.
Ao ligar o FiiO JM21, leva 30 segundos para ocorrer a inicialização. Caso você conecte o seu fone de ouvido cabeado antes ligar a tela, a resposta ao toque pode falhar ao deslizar o dedo para desbloquear. Para que isso não ocorra, basta conectar o cabo após o desbloqueio da tela.
A navegação no JM21 se mostrou rápida e fluida ao navegar pelo sistema operacional e ou nos apps baixados na Play Store.
Especificamente no FiiO Music, no início, achei um pouco lento ao rolar pelas pastas e músicas dos álbuns gravados no meu cartão microSD. Havia tambem uma certa demora para carregar a imagem miniaturizada do album ao lado de cada faixa.
Após várias atualizações de firmware do JM21 e updates no FiiO Music, a navegação e exibição de imagens ficaram consideravelmente melhores. Desta forma, a experiência geral no aplicativo de reprodução de música nativo do player ficou muito mais agradável a meu ver.
Dica: Ao usar o ícone de mira, localizado embaixo no canto esquerdo na navegação por pastas do FiiO Music, você será direcionado até a pasta e música que estão sendo reproduzidos no momento.
Veja abaixo o vídeo que fiz demonstrando a experiência de navegação no FiiO JM21 com o firmware 1.0.7 e com o FiiO Music na versão 3.2.8.
O FiiO JM21 vem com os seguintes aplicativos (apps) pré-instalados:
O modo DAC USB (USB DAC Mode) no JM21, quando conectado a um notebook com Windows 10, apresentou latência alta no áudio ao assistir vídeos no YouTube acessado via navegador Microsoft Edge, deixando as vozes sem sincronia com os lábios das pessoas que estavam falando na gravação.
O delay nos testes foi de aproximadamente 1 segundo e pode incomodar. Por esse motivo, recomendo o FiiO JM21 somente para a audição de músicas ao utilizar no modo DAC USB.
O FiiO JM21 permite que o usuário conecte via USB um DAC ou um DAC/amp. Você pode utilizar um “dongle” (DAC/amp portátil), um DAC/amp de mesa ou um DAC dedicado. Fazer isso é útil para obter uma performance diferente da do DAC e amplificador que o JM21 possui.
Ao conectar o JM21 a um DAC de mesa, é possível desabilitar a transmissão de energia pela porta USB, já que só é necessário o envio de dados. Para isso, basta ir em “Settings” > “Battery” e ativar o recurso “Disable Battery charging”. Com isso, evita-se interferências no som causadas pela alimentação de energia.
Assim como a porta USB, a saída coaxial do JM21, também pode ser utilizada para conectar um DAC ou um DAC/amp. Para utilizar a saída coaxial do JM21, é necessário um cabo digital que possua um plugue 3,5mm em uma ponta e um conector RCA na outra ponta.
O JM21 possui conexão coaxial na saída de fones 3,5mm. O envio do sinal digital deve ser ativado antes de conectar o cabo. Para isso, vá em “Settings” > “Audio” > “Select 3,5mm output mode” e toque em “SPDIF”.
O JM21 permite que você o conecte a um amplificador ou a uma caixa de som ativa para transmitir suas músicas. Para isso, basta utilizar o modo “line out” das saídas 3,5mm e 4,4mm.
Para ativar o modo “line out” no JM21, basta ir em “Settings” > “Audio” > “Select 3,5mm output mode” (ou “Select 4,4mm output mode”) e toque em “LO”. Não faça isso se estiver com um fone de ouvido cabeado conectado no DAP. Para utilizar os fones, sempre selecione a opção “PO”.
Você pode utilizar os seguintes cabos para utilizar a line out do JM21:
Em todos os aplicativos, há dois comportamentos estranhos que ocorrem durante a reprodução das músicas no FiiO JM21. São eles:
Caso queira saber a taxa de amostragem em qualquer app, basta ir em “settings” > Display > Sample rate display.
É importante mencionar que todos os aplicativos de música instalados no JM21, ao conectar via USB ou plugar um fone de ouvido nas saídas 3,5mm ou 4,4mm, não sofrerá interferências do Android, ou seja, há o by-pass do SRC (Sample Rate Conversion), que converte todo o áudio para uma taxa de amostragem de 48 kHz.
Para formatar corretamente o cartão microSD que irá utilizar no FiiO JM21, você deve utilizar o próprio DAP para formatar ao invés de utilizar um programa/aplicativo de desktop (PC, computador). Desta forma, você irá garantir que os dados sejam gravados e lidos de maneira mais eficiente.
A bateria do FiiO JM21 durou no máximo 10 h e 30 min durante os meus testes. A menor duração foi de 6 h e 42 min. Em termos de eficiência energética, descobri que o consumo médio de bateria [1] do JM21 é de no mínimo 228,5 mA e no máximo 373,8 mA.
Através de meus testes, obtive as seguintes médias de tempo de duração e consumo médio de bateria, respectivamente, com a capacidade de 2400 mAh da célula de íons lítio do FiiO JM21:
Os fatores que mais influenciaram no tempo da bateria foram o Wi-Fi estar ligado e a utilização da saída balanceada. Ao deixar o JM21 ligado direto, sem desligar após parar de ouvir música, sem nenhum aplicativo aberto, ou seja, ocioso (idle, estado de inatividade), o gasto foi de apenas 0,5% a cada hora.
Recomendo que faça 3 ciclos completos de bateria para obter uma boa performance de duração de bateria. O ciclo completo de uma bateria equivale ao período de uso com a bateria totalmente carregada até que sua carga seja totalmente esvaziada.
[1] Consumo médio de bateria é a taxa média de uso, calculada através da divisão da capacidade da bateria, medida em miliampere-hora (mAh), pela duração da bateria, que é o tempo em que a bateria fornece energia para o dispositivo, medido em horas (h) e/ou minutos (min). Quanto menor for o valor, melhor será a eficiência energética. Exemplo: 2400 mAh / 10,5h = 228,57 mA.
A FiiO indica para o JM21 a utilização de um carregador com no mínimo 5V/2A. O carregador deverá fornecer no mínimo 2 amperes, ou seja, ele não deve ser, por exemplo, 5V/1A. Note que o JM21 não tem suporte para carregamento rápido (fast charging).
O FiiO JM21 tem uma boa recepção do sinal Wi-Fi comparado a celulares. Para constatar isso, utilizei como referência o meu celular Asus Zenfone 9. O aplicativo utilizado para realizar as medições foi o “Wifiman”, desenvolvido pela Ubiquiti, fabricante de dispositivos para distribuição do sinal de internet.
Os dispositivos foram apoiados em um suporte de celular e posicionados de forma a não ter barreiras entre eles e o Acess Point Ubiquiti Unifi U6 Lite. O Zenfone 9 obteve um sinal Wi-Fi com cerca de 2dB a mais de força comparado ao JM21. Em termos de latência, curiosamente o JM21 obteve 1ms a menos que o Zenfone 9.
Nas velocidades de download e upload, a diferença foi grande. O Zenfone 9 obteve 428 Mbps (download)/278 Mbps (upload) enquanto o JM21 atingiu 146 Mbps (download)/165 Mbps (upload).
O som do FiiO JM21 tende, na minha percepção, a neutralidade, mas com um leve incremento nos agudos e graves menos volumosos. É uma sonoridade que favorece audições longas, de várias horas, sem fatigar os ouvidos.
Inicialmente, ao ouvir pela primeira vez o JM21 tive a impressão de um som muito calmo, onde nada se destacava. Entretanto, com o tempo, minha percepção mudou e acho que é um som equilibrado, mas ao mesmo tempo musical. Notei que os graves ganharam um pouco mais de peso e os agudos ficaram mais refinados após seis meses de uso.
Os graves do JM21 possuem menos volume do que normalmente se vê em outros reprodutores de música portáteis. Particularmente eu acho essa característica excelente, pois deixa a música menos congestionada e agradável para se ouvir por horas, sem fatigar. Ao mesmo tempo, notei um bom nível de profundidade e textura nas frequências mais baixas.
Seus médios presentes e vivos, graças a transição para os agudos. Nas frequências mais altas há um bom nível de brilho, trazendo nitidez para os sons dos instrumentos e das vozes nas músicas. Com o passar do tempo, percebi que o desempenho em termos de extensão e decaimento nos agudos melhorou, trazendo mais detalhamento.
O nível de silêncio de fundo no JM21 foi algo que me chamou a atenção, principalmente em gêneros como o jazz e a música classica. Com um fundo “mais preto”, é possível perceber com mais facilidade as nuances dos sons reproduzidos.
O palco e separação dos instrumentos no JM21 não é tão boa quanto DAPs como o FiiO M11S e outros modelos mais caros. Porém, não chega a ser um ponto fraco crítico e é possível acostumar-se após algum tempo de audição.
Ao utilizar o fone in-ear Bluetooth TWS Sennheiser Momentum True Wireless 4, notei que ao apertar play pela primeira vez, o som dos primeiros segundos da faixa reproduzida no Apple Music não ocorreu. Eu precisei iniciar novamente a música para ouvir o início dela. Este problema não se repetiu no restante da playlist (lista de reprodução).
Para utilizar o codec aptX, é necessário acessar o app Settings (Configurações) do JM21, selecionar a opção “Audio”, tocar em “Bluetooth Audio Encoder” e selecionar “aptX” antes de conectar o dispositivo Bluetooth ao DAP. Se não for feito este procedimento, o codec utilizado de forma automática será o AAC ou o SBC.
Alguns usuários relataram problemas de lentidão no som durante a reprodução das músicas, mas felizmente não notei este problema em meus testes. A reprodução das músicas, mesmo com diferentes taxas de amostragem, ocorreu normalmente com que baixe no Apple Music para ouvir off-line.
Caso o seu fone ou caixa Bluetooth suporte o codec LDAC, é possível ajudar o bitrate utilizado. Isso é útil para obter uma boa qualidade de áudio e melhorar a estabilidade do sinal, diminuindo o consumo da bateria. Acesse este recurso indo em “Settings” > “Audio” > “Bluetooth Audio LDAC Encoder: Playback Quality”.
O FiiO JM21 entrega não só um excelente custo-benefício em termos de som, mas também consegue voltar à essência sobre o que se procura em um player portátil, sendo uma boa escolha para quem procura algo leve, fino e compacto para levar a qualquer lugar no bolso.
A meu ver, o JM21 é o melhor player do mercado abaixo dos US$ 200 com suporte a streaming de música, capaz de baixar faixas para ouvir offline, possuindo o maior número de recursos, melhor capacidade de processamento, maior potência de saída e mais opções de conexão.
No firmware 1.0.7 a FiiO adicionou o modo fita, trazendo um toque de nostalgia interessante para alguns usuários. Confira no vídeo abaixo.
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!