Final Audio E500: review do fone in-ear mais barato da marca japonesa

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 21/02/26 às 12:02
Imagem - Final Audio E500: review do fone in-ear mais barato da marca japonesa Fone in-ear monitor (IEM) Final Audio E500 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

O Final Audio E500 foi uma grata surpresa, pois me mostrou que a fabricante japonesa é capaz de desenvolver fones in-ear monitor extremamente consistentes em termos de som por um preço muito baixo. Após 3 semanas de uso diário, posso dizer que o conjunto de conforto e qualidade sonora que o E500 possui é uma barganha pelo valor cobrado. Confira abaixo como foi minha experiência com este modelo da Final.

Como é a construção do Final Audio E500?

A construção do Final Audio E500 me passou a impressão de simplicidade e elegância. Embora o corpo do E500 seja feito em plástico, é possível notar que o material é de boa qualidade.

A unidade que escolhi é na cor preta e tive uma certa dificuldade para identificar quais eram os lados esquerdo e direito, pois tudo foi pintado na mesma cor e o relevo dos escritos não ajudou muito.

Fone in-ear monitor Final Audio E500 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Felizmente, é possível identificar qual lado é qual no E500 ao observar a cor da parte interna das ear tips (“ponteiras”), pois a Final Audio diferencia qual é qual por cores.

Fone in-ear monitor (IEM) Final Audio E500 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Analisando o cabo do E500, alguns podem não gostar do fato de que ele é fixo, ou seja, soldado diretamente no driver (alto-falante). Isso impede a troca dos fios, caso haja problema com mal contato no futuro.

Fone in-ear monitor (IEM) Final Audio E500 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Com relação ao material da capa do cabo, achei muito maleavel, embora simples. Me lembrou os cabos utilizados em earbuds flathead comercializados há décadas atrás. Ao menos o cabo me pareceu mais grosso do que o meu antigo earbud flathead da Philips.

O plugue do cabo do E500 é 3,5mm no formato de “L”, podendo agradar ou não alguns. No meu caso, achei um aspecto legal.

O único ponto que não gostei na construção foi a transmissão de som ao bater o cabo na roupa quando estou andando. Essa característica me incomodou muito e atrapalhou a audição das músicas, fazendo com que eu preferisse ficar ouvindo o E500 sentado em uma cadeira na maior parte do tempo.

Para minimizar o barulho transmitido pelo cabo, você pode passar o cabo por cima da orelha, já que o formato de cilindro do E500 permite isso.

Cabo do Final Audio E500 passando por cima da orelha (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Como é o conforto do Final Audio E500?

Para as minhas orelhas, o Final Audio E500 proporcionou um encaixe muito confortável. Somando seu corpo pequeno com suas ear tips (“ponteiras”, “borrachinhas”) macias chamadas “Final Type-E”, o E500 proporciona uma fixação firme.

Acredito que devido ao volume do corpo do E500 ele ficará confortável para a grande maioria das pessoas, mesmo aquelas com orelha pequena e canal auditivo estreito. Além disso, seu formato cilíndrico não oferece resistência para o encaixe.

Encaixe e conforto do Final Audio E500 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Como é o som do Final Audio E500?

O Final Audio E500 tem um som focado nos médios e agudos, mas com graves ainda presentes. Sua sonoridade no geral privilegia vozes, instrumentos de corda e pratos de bateria. Tudo o que ouvi neste fone da fabricante japonesa soou nítido, com um excelente nível de clareza, mas há algumas limitações de desempenho, como era de se esperar para um in-ear deste valor.

Primeira coisa que eu digo a todos: não se engane pelo tamanho. Os modelos da série “E” da Final Audio costumam surpreender por terem um som expansivo. Percebi isso com o “E5000” e a impressão continuou a mesma em modelos como o E3000 e o E1000. O E500, mesmo custando tão pouco, também conta com esta característica.

Ao encaixar o E500 adequadamente, a extensão dos sons apresentada é impressionante. Os médios apresentam uma sensação grande de amplitude sem perder a dinâmica, soando volumosos. Em minha opinião, há um bom nível de naturalidade no timbre para a reprodução de sons de instrumentos de cordas.

Final Audio E500 e FiiO JM21 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Os agudos podem soar um pouco finos as vezes, mas são bem presentes e trazem clareza para a reprodução das músicas. Em alguns momentos, senti falta de extensão se comparado com os modelos E3000 e E5000, embora estes dois soem mais escuros que o E500.

Os graves têm presença e compõem bem com o restante do espectro do som, mas podem soar um pouco contidos no M500. Não espere um volume tão grande na reprodução das frequências mais baixas. Dito isso, não recomendo este modelo às pessoas “bassheads”, que amam graves.

Em termos de palco sonoro, considero que o E500 ainda soa intimista, embora apresente um som maior do que ele é fisicamente. Este in-ear é para aqueles que querem conforto e uma apresentação fácil de “digerir”, mesmo ouvindo por horas a fio.

Comparação de som entre Final Audio E500 e E3000

O Final Audio E3000 tem um som mais escuro se comparado com o E500. Isso ocorre devido à atividade maior nos graves, apresentando agudos com menos brilho e médios mais recuados. Entretanto, o controle e extensão dos agudos no E3000 é melhor que no E500, mostrando um equilíbrio tonal [1] melhor. Desta forma, o E3000 consegue uma performance mais adequada para um número de gêneros musicais maior.

[1] Equilíbrio tonal é a distribuição entre graves, médios e agudos.

Fone in-ear monitor (IEM) Final Audio E3000 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Conclusão

O Final Audio E500 tem um som que é fácil de agradar, custa apenas US$ 10 e é extremamente confortável. O único “pecado” dele é seu cabo, que é fixo e também gera barulho ao bater mecanicamente na roupa. Após experimentar passar o cabo por cima dos ouvidos, passei a ouvir menos o cabo batendo na camiseta, mas ainda sim pode incomodar se a música for mais silenciosa e você estiver andando.

No geral, o E500 é um fone que considero valer a pena experimentar para ver por si mesmo como é a experiência ao utilizá-lo. Sua simplicidade, conforto e qualidade de som me conquistaram, mesmo com a qualidade do cabo não sendo das melhores.

Tags dessa Review:

#Final Audio - #Final E500

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios