Amplificador portátil FiiO GIGAS 2 (Imagem: James/weibo)
A FiiO pretende lançar em 2026 amplificadores de mesa e portáteis, revelou o CEO e fundador da empresa, James Chung. A companhia deu o nome “GIGAS” para essa série de amplificadores de fones de ouvido, que é composta por três produtos: amplificador portátil, amplificador de mesa e “dongle” para celulares. A ideia, segundo James é trazer uma grande potência de saída com alto custo-benefício. Confira todos os detalhes abaixo.
Ao todo serão lançados três amplificadores pela FiiO: o GIGAS 1, o GIGAS 2 e o GIGAS 3. O primeiro é um amplificador de mesa enquanto o segundo é um amplificador portátil transportável e o terceiro é um dongle DAC/amp com alta potência de saída.
Note que os modelos GIGAS 1 e o GIGAS 2 não possuem um chip DAC. Ou seja, nestes casos é necessário utilizar um segundo dispositivo para fazer a conversão do sinal digital para analógico ou para fornecer uma saída de linha (LO), realizando a conversão e a amplificação neste último caso.
Segundo James, o GIGAS 1 é um amplificador de mesa compacto que possui uma potência de saída grande. Seu desgin é minimalista e só há um knob para controle de volume e um botão para ajuste de ganho. Seu corpo é feito em metal e a alimentação de energia é feita através de uma porta USB.
Como o GIGAS 1 é um amplificador puro, é necessário conectá-lo à saída analógica de um DAC ou à saída de linha de um DAC/amp. Caso não saiba, é possível utilizar a saída de fones de ouvido de um computador, pois dentro dele há um DAC e um amplificador.
O usuário poderá conectar fones cabeados com conectores 3,5mm e 4,4mm. Porém, a saída 4,4mm não é balanceada, estando presente só por conveniencia.
O lançamento do FiiO GIGAS 1 está previsto para julho de 2026.
De acordo com James, o GIGAS 2 é um amplificador portátil de grande potência que possui apenas controle de volume e ajuste de ganho. Seu maior destaque é a bateria removível e substituível, mas além disso ele ainda pode ser utilizado como power bank para carregamento de algum dispositivo que o usuário queira. A bateria utilizada pelo GIGAS 2 é uma de íons lítio padrão 21700 substituível.

Assim como no GIGAS 1, o GIGAS 2 não possui um chip DAC. Ou seja, é necessário liga-lo a um DAC/amp ou a um DAC externo. Para facilitar, a FiiO pretende oferecer um cabo com DAC e saída analógica e outras dispositivos que não tem saída para fones. Eu acredito que este acessório não será como um dongle de alta potência e sim para apenas fornecer uma saída 3,5mm.
O lançamento do FiiO GIGAS 2 está previsto para julho de 2026.
O GIGAS 3 será, segundo James, um “dongle” (DAC e amplificador portátil) de alta potência para fone de ouvido com baixa sensibilidade e alta impedância. Como a ideia é trazer um bom custo-benefício, ele não contará com uma tela e nem com botões físicos dedicados para o controle de volume.
O lançamento do FiiO GIGAS 3 está previsto para julho de 2026.
Compartilhe:
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!