Sean Olive sai da Harman

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 21/08/25 às 11:16 - Atualizado em: 09/09/25 às 18:02
Imagem - Sean Olive sai da Harman Palestra no CanJam NYC 2024 do Dr. Sean Olive, ex-funcionário da Harman International (Imagem: The Headphone Show/YouTube)

O renomado pesquisador em acústica Dr. Sean Olive, responsável pelo desenvolvimento da curva alvo Harman, saiu da empresa onde trabalhou por 32 anos, a Harman International. No dia 29 de maio, no blog oficial da Harman, foi publicado um texto dedicado a falar sobre o conhecimento gerado por Olive, que realizou pesquisas pioneiras na ciência do áudio.

Após o anúncio de sua “aposentadoria” na Harman, Olive publicou em junho no Linkedin um anúncio dizendo que estava à procura de trabalho. Na publicação, ele diz que está procurando vagas em São Francisco e em Los Angeles, municípios dos Estados Unidos.

Abaixo um episódio do podcast “Audio Talks” no Spotify sobre o trabalho de Sean Olive e sua saída da Harman.

Quem é Sean Olive?

Sean Olive é conhecido no mundo pela curva de referência/alvo Harman, que é uma resposta de frequencia criada para fones de ouvido com base em classificações de preferência dos ouvintes. Entretanto, o que poucos sabem é a origem do interesse de Olive pelo áudio.

De acordo com uma publicação do site da Brüel & Kjær (hoje HBK), Sean Olive começou a se interessar pelo áudio durante seus estudos na Universidade de Toronto, no Canadá. Olive fez faculdade de música, onde tocou piano, trompa, trompete e até mesmo chegou a cantar em um coral. Durante o curso, seu foco foi em música clássica no piano, mas tinha certo interesse em jazz.

Foto de Sean Olive aos 16 anos tocando piano.
Sean Olive aos 16 anos tocando piano no Festival de Música Lions Club (Imagem: Brüel & Kjær/HBK)

Durante a faculdade, Sean morou em uma residência com muitos engenheiros que, segundo ele, frequentemente conversavam sobre áudio e música. Inclusive, alguns de seus colegas construíam amplificadores e caixas de som. Isso fez com que o interesse pelo áudio aumentasse ainda mais.

Em uma entrevista com a Everything Audio, Olive conta que se formou como “tonmeister” (Mestre de Som na tradução literal do alemão) na Universidade McGill, onde fez sua pós-graduação em “Sound Recording” (“gravação de som”). Nessa época, durante um trabalho de campo, Sean conhecer Dr. Floyd Toole, um pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa em Ottawa.

Na ocasião, Toole estava trabalhando com testes de audição duplo-cegos. Isso fez com que Olive se apaixonasse pela ideia, fazendo com que ele se candidatasse para trabalhar no laboratório para concluir sua pesquisa e tese de mestrado. Sean acabou ficando 7 anos no laboratório de Floyd, que foi contratado pela Harman International e acabou se mudando para a Califórnia, nos EUA.

Alguns anos depois, Toole contratou Olive e ambos continuaram a fazer pesquisas sobre alto-falantes e percepção do ouvinte. Algumas décadas depois, em 2012, Sean começou a desenvolver o trabalho para a criação da curva alvo Harman.

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios