Por: Vitor Valeri
O som do fone de ouvido baixo em um dos lados ou nos dois pode ser um problema com uma causa difícil de descobrir. Entretanto, sabendo das possíveis causas que levam à diminuição da altura do volume de um fone, o processo de investigação é facilitado. Neste artigo elenquei as hipóteses de uso ou estado do produto que podem causar este problema.
O problema de som baixo em fones pode ocorrer tanto em modelos sem fio Bluetooth quanto com fio (cabeados). Confira a seguir as causas e soluções.
Ambientes com altos níveis de umidade com, por exemplo, oitenta por cento, podem acabar causando mal funcionamento dos alto-falantes dos fones de ouvido. Isso também pode ocorrer quando utilizamos o fone logo após sair do banho ou quando guardamos o fone em caixas ou estojos que estejam úmidos internamente.
Uma das soluções para evitar danos causados pela umidade é colocar um saquinho de sílica dentro da caixa ou estojo onde o fone de ouvido é armazenado.
Outra solução é utilizar um desumidificador para aparelhos auditivos (“hearing aid dehumidifier” em inglês), caso você more em locais com uma umidade muito alta ou fique suando muito enquanto utiliza os fones de ouvido.
A sujeira em ear tips (“ponteiras”, “borrachinhas”) é algo muito comum de ocorrer, principalmente quando tiramos o fone do ouvido e não passamos um pano para tirar o excesso de cera. Além disso, a cera pode ficar acomodada na parte interna da “ponteira”, onde o tecido de microfibra não alcança, impedindo a limpeza completa.
Para manter as “borrachinhas” limpas, você pode primeiro utilizar uma ferramenta de limpeza de aparelhos auditivos chamada de “hearing aid cleaning tool” em inglês. Para higienizar completamente as “ponteiras”, lave a cada 15 dias ou 1 mês com água morna e sabão, tomando cuidado para não deixar resíduos, enxaguando bem para não causar uma possível irritação no canal auditivo.
Devido à sensibilidade baixa e impedância alta do fone de ouvido, ele pode ficar com o som baixo, mesmo aumentando o volume em 90%, por exemplo. Isso pode ocorrer devido à potência de saída baixa do dispositivo utilizado ou uma impedância muito alta na saída de fones do amplificador ou do DAC/amp.
Para resolver este problema, basta comprar um amplificador ou um DAC/amp que possua uma impedância baixa, que tenha um valor próximo de ou entre 0 e 1 Ohm e uma potência de saída mais alta como, por exemplo, 70mW em 30 Ohms.
Os bocais de saída de som (nozzle) de fones dos tipos in-ear (intra-auriculares) e earbud podem ficar entupidos com cera e sujeira. Isso é normal acontecer com o tempo de uso, mas se negligenciado, pode alterar o som produzido pelo fone.
Para solucionar este problema, tente utilizar uma ferramenta de limpeza de aparelhos auditivos (“hearing aid cleaning tool”) para remover toda a cera ou pó que esteja obstruindo a passagem de som. Caso não resolva, troque o filtro por um novo buscando por “IEM filters” (filtros para in-ears) e utilize uma pinça de precisão (tweezers em inglês) para realizar a substituição.
Compartilhe:
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!