Por: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear monitor (IEM) Campfire Andromeda 10 standard (padrão) (Imagem: Reprodução/Campfire Audio)
A versão padrão (standard) do Campfire Andromeda 10 foi anunciada no início da semana passada. De acordo com a fabricante, o novo Andromeda traz “uma série de técnicas e avanços desenvolvidos desde o lançamento do modelo original”, além ser uma edição especial de 10 anos de lançamento da primeira versão do in-ear monitor (IEM) mais popular da companhia norte-americana.
Além das alterações no som do Andromeda 10, a Campfire finalmente decidiu abandonar nesta edição o conector MMCX. Na página do produto, a empresa diz o seguinte:
“O Andromeda 10 é o primeiro IEM da Campfire a implementar conectores 2-Pin padrão, melhorando a compatibilidade cruzada e a facilidade de uso em uma ampla gama de produtos.”
Este momento certamente foi esperado por muitos fãs da Campfire Audio e irá permitir, como a própria fabricante diz, a troca de cabos com mais facilidade, dando mais liberdade aos usuários para escolher o cabo que mais gosta. Porém, note que a conexão 2-pin fêmea no fone é afundada com relação ao corpo do IEM e se o conector 2-pin macho do cabo não tiver as mesmas dimensões, o encaixe não será possível.

Houve também alterações na concha/house (corpo) no Andromeda 10, mostrando que a empresa ainda está em busca de proporcionar o melhor conforto possível para os fãs do modelo. Entretanto, como cada pessoa possui orelhas com concha e canal auditivo de diferentes dimensões, a ergonomia irá funcionar de forma diferente para cada indivíduo.
Lançada em 2023, a versão Emerald Sea do Andromeda foi baseada no Andromeda original de 5 drivers, mas com sua estrutura externa e interna totalmente redesenhada, trazendo novas BAs de diafragma duplo. Já a versão padrão Andromeda 10, que começará a ser enviada em janeiro de 2026, possui dez drivers, trazendo um desempenho técnico maior sem perder a identidade do som proporcionado pelo Andromeda original, segundo a companhia.
“O Andromeda 10 é um modelo comemorativo de dez drivers que se baseia no som do Andromeda com mais drivers, componentes internos aprimorados e carcaças metálicas especiais. Ele foi projetado como uma “carta de amor” ao modelo original, oferecendo mais resolução e desempenho técnico, ao mesmo tempo em que mantém a identidade sonora inconfundível do Andromeda.”

De acordo com a Campfire, o Andromeda 10 oferece “um nível incrível de detalhamento, resolução, palco sonoro, velocidade e precisão, ao mesmo tempo em que mantém peso de nota encorpado, impacto e um toque sutil de calor”. Sua configuração de armaduras balanceadas funciona da seguinte forma: 4 BAs para graves, 4 BAs para médios e 2 BAs para os agudos.
É interessante mencionar que para o conjunto de armaduras balanceadas voltado para os médios a Campfire desenvolveu um design chamado NEMC, que reduzi e elimina ruídos e ressonâncias indesejadas que podem estar presentes na tecnologia de drivers BA. Segundo a empresa, isso trouxe ainda mais clareza ao som, evidenciando os detalhes de forma ainda mais pronunciada.
Em termos de acessórios também houve mudanças. Enquanto o Emerald Sea vem 3 cabos com os plugues 3,5mm, 2,5mm e 4,4mm, o Andromeda 10 possui um cabo modular, que permite trocar entre USB-C, 4,4mm e 3,5mm. Além disso, desta vez foram usados seis fios trançados para proporcionar mais flexibilidade.

• Alto-falantes (drivers): 10 BAs (4 para graves, 4 para médios e 2 para agudos)
• Impedância: 8,5 Ω @ 1 kHz
• Resposta de frequência: 5–20 kHz
• Sensibilidade: 94 dB @ 1 kHz – 12,10 mVrms
• THD: inferior a 1%
O Campfire Audio Andromeda 10 standard (padrão) entrou em pré-venda no dia 19 de dezembro por US$ 1.799 no site da marca e seu envio está previsto para o meio de janeiro de 2026.
Lançado originalmente em setembro de 2025 chamada de “Edição de Lançamento”, o Andromeda 10 possui duas versões limitadas: a preta e a ouro. Estes modelos possuem uma faceplate feita em aço damasco. A versão padrão do Andromeda 10 já utiliza uma carcaça em alumínio na tradicional cor verde, utilizada desde o Andromeda original.
Fundada em 2015 na cidade de Portland, no estado Oregon, nos EUA, a Campfire Audio foi criada pelo especialista em áudio da ALO Audio, Ken Ball, e é uma empresa focada no desenvolvimento de fone de ouvido in-ear monitor (IEMs).
Compartilhe:
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!