Sennheiser HDB 630: Novo headphone Bluetooth com tuning “audiófilo”

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 08/10/25 às 15:35 - Atualizado em: 08/10/25 às 15:57
Imagem - Sennheiser HDB 630: Novo headphone Bluetooth com tuning “audiófilo” Headphone Bluetooth Sennheiser HDB 630 (Imagem: Reprodução/Sennheiser)

Um novo headphone over-ear Bluetooth foi anunciado pela Sennheiser ontem (7) em sua página de imprensa. De acordo com a popular fabricante alemã de equipamentos de áudio, o Sennheiser HDB 630 foi desenvolvido para “oferecer um som audiófilo”, contando com “recursos voltados para fidelidade sonora”, equalização “avançada” e proporcionando conforto para se utilizar por várias horas seguidas. A proposta principal é, basicamente, entregar mobilidade e qualidade de som.

Mesmo formato do Sennheiser Momentum 4, mas com ergonomia e som diferentes

Segundo a Sennheiser, o HDB 630 utiliza o mesmo formato do Momentum 4, mas com melhorias na ergonomia e um tuning diferente no som. A empresa alemã caracteriza a sonoridade como “natural, com médios suaves, vocais íntimos e dinâmica”. O gerente sênior de produto da Sennhheiser, Wee Hong Kuan, diz:

“Nosso objetivo era oferecer uma opção atraente para audiófilos que desejam manter o mesmo nível de qualidade a que estão acostumados com seus fones com fio, mas que também possam aproveitar isso em qualquer lugar.

Desde o momento em que sai da caixa, o HDB 630 traz uma combinação verdadeiramente única de fidelidade e personalização.”

Headphone Bluetooth Sennheiser HDB 630 (Imagem: Reprodução/Sennheiser)

Como é a conectividade do Sennheiser HDB 630?

O Sennheiser HDB 630 é essencialmente um fone Bluetooth, mas permite a conexão via cabo USB-C ou cabo com plugue 3,5mm. Ao utilizar a porta USB para conectar o fone, o áudio será processado pelo DAC/amp embutido no cabo, permitindo a transmissão de arquivos de até 24 bits/96 kHz, além de ter menos ruído e potência de saída superior comparado à saída P2 de celulares e notebooks.

Headphone Bluetooth Sennheiser HDB 630 (Imagem: Reprodução/Sennheiser)

Ao utilizar o fone sem fio, o codec suportado pelo HDB 630 é o aptX Adaptative enquanto o padrão Bluetooth adotado é o 5.2. De acordo com a Sennheiser, “atualmente, apenas 16% dos smartphones possuem suporte nativo a som sem fio em alta resolução” e o transmissor Bluetooth incluindo na caixa traz, segundo a empresa, “a possibilidade de utilizar codecs de áudio Bluetooth mais avançados”.

O transmissor Bluetooth Sennheiser BTD700 possui suporte para so codecs aptX, aptX Adaptive, aptX Lossless, SBC e LC3 e vem junto com o HDB 630. Note que a transmissão Lossless (sem perdas) só será possível através da conexão via cabo, como expliquei no artigo “Por que usar fones com fio (cabeados)?”.

Artigos recomendados para leitura:
O que é áudio lossless? Como funcionam os formatos de arquivos de música
O que é áudio de alta resolução? Entenda o que significa “24-bit/192 kHz”

Novos recursos no app Smart Control Plus

O HDB 630 conta com novos recursos dentro do app Smart Control Plus, utilizado para configurar dispositivos Bluetooth da Sennheiser. O primeiro deles é o “crossfeed”, que faz uma mistura dos sons do canal direito com o canal esquerdo e vice-versa, proporcionando, segundo a companhia alemã, “uma apresentação semelhante à de caixas de som”.

Outra ferramenta interessante que o HDB 630 é um equalizador (EQ) paramétrico (PEQ). De acordo com a Sennheiser, o EQ “permite aumentar ou reduzir frequências além das opções de um equalizador gráfico tradicional, com controles ajustáveis de largura de banda (Q), tipos de filtro, alternar entre A e B”, dentre outros recursos. Todos os ajustes feitos no app, são aplicados a qualquer aplicativo que reproduza som.

Após criar vários perfis de equalização personalizados, o usuário ainda pode compartilhá-los, possibilitando uma troca de ideias com outras pessoas. Uma atualização futura irá permitir o compartilhamento através de QR Codes, tornando a experiência ainda melhor.

Como é a duração e o carregamento de bateria do HDB 630?

A duração de bateria do Sennheiser HDB 630 é de até 60h de reprodução contínua. Graças ao seu carregamento rápido, com apenas dez minutos de carga, o fone é capaz de proporcionar 7 horas de reprodução.

Como é o conforto do HDB 630?

Segundo a Sennheiser, o conforto do HDB 630 é “extremamente” bom, devido à “sua construção leve” e o uso do “couro sintético japonês da IDEATEX” no arco, conhecido pela sua maciez e durabilidade.

Headphone Bluetooth Sennheiser HDB 630 (Imagem: Reprodução/Sennheiser)

Lançamento e disponibilidade

O Sennheiser HDB 630 entra em pré-venda a partir de hoje (8) na Europa pelo preço sugerido de €499,90 e seu envio inicia no dia 21 de outubro através de revendedores autorizados e por meio do site oficial da Sennheiser. Não há previsão ainda para lançamento do fone no Brasil e nem informações sobre seu preço de venda. Abaixo um vídeo promocional do produto.

Tags dessa Notícia:

#Sennheiser - #HDB 630

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios