Por: Vitor Valeri
A compra da Sound United foi concluída hoje (23), informou a Harman International em sua página de imprensa. O portfólio de marcas da Sound United, anteriormente pertencente à Masimo Corporation, inclui marcas como Bowers & Wilkins, Denon, Marantz, Polk Audio, Definitive Technology, Classé, HEOS e Boston Acoustics.
O acordo de compra da Sound United foi anunciado pela Harman International em maio deste ano, conforme Becky Roberts, do site What Hi-Fi, relatou. Na época do anúncio, a venda foi acordada em US$ 350 milhões, com possibilidade de ajustes até o fechamento do negócio.
Quase 5 meses depois, a Harman anunciou a finalização do processo para adquirir a Sound United, que foi vendida pela Masimo Corporation, empresa estadunidense que trabalha com tecnologia de saúde e eletrônicos de consumo. Com isso, grandes marcas no meio do áudio de alta-fidelidade foram vendidas. São elas:
• Boston Acoustics
• Bowers & Wilkins
• Classé
• Definitive Technology
• Denon
• HEOS
• Marantz
• Polk Audio
O Presidente da Divisão Lifestyle da HARMAN, Dave Rogers, disse no comunicado oficial da empresa:
“Faz parte da visão da HARMAN criar vivências que enriqueçam a vida das pessoas por meio de experiências sonoras. A vasta quantidade de marcas da Sound United é fundamentada em uma profunda paixão pelo som, inovação e compromisso com a qualidade, valores que estão totalmente alinhados aos da HARMAN. Esta transação abre oportunidades significativas de crescimento para todos, reforça a estratégia da companhia de construir sobre sua história de sucesso incomparável para alcançar novos patamares como líder em áudio.”
De acordo com a Harman em seu comunicado, “a Sound United passa a operar como uma Unidade de Negócios Estratégica (SBU) (Strategic Business Unit), de forma independente dentro da Divisão Lifestyle da HARMAN. Essa estrutura garante que o legado, a expertise e a base de clientes fiéis de cada marca permaneçam com suas respectivas identidades.”
Ainda foi dito pela Harman que com os “recursos globais da Harman”, as novas marcas adicionadas da Sound United “alcançarão novos patamares, capacidades aprimoradas, ao mesmo tempo em que continuarão a cumprir com seus próprios objetivos e buscando desempenhar da melhor forma no mercado.”
Segundo o site What Hi-Fi, a Sound United foi comprada pela Masimo “há apenas 3 anos” por US$ 1,025 bilhão. Além disso, há 5 anos a Bowers & Wilkins foi adquirida pela Sound United, relatou Becky.
A Samsung comprou o grupo Harman há 9 anos. A venda custou à empresa sul coreana aproximadamente US$ 8 bilhões e com isso marcas como AKG, AMX, Arcam, Bang & Olufsen (divisão de áudio automotivo), Becker, BSS Audio, Crown, dbx, Harman Kardon, Infinity, JBL, Lexicon, Mark Levinson, Martin, Revel e Soundcraft.
Há 31 anos a austríaca AKG, famosa por seus fones de ouvido e microfones, foi adquirida pela Harman. Já a JBL, popular fabricante de caixas de som, foi comprada pelo mesmo grupo Harman há 56 anos.
Em 1953 a Harman Kardon, antigo nome da Harman International, foi fundada por Sidney Harman e Bernard Kardon, engenheiros de formação que trabalhavam na Bogen Company, uma fabricante de sistemas de som. Em 1956 Sidney Harman comprou a parte de Bernard Kardon.
Compartilhe:
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!