iBasso AMP18: Nova placa de amplificação para o DX340 é lançada

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 30/12/25 às 12:10
Imagem - iBasso AMP18: Nova placa de amplificação para o DX340 é lançada Placa de amplificação AMP18 para os Digital Audio Players (DAPs) iBasso DX340, DX320 e DX300 (Imagem: Reprodução/iBasso)

A iBasso AMP18 foi lançada hoje (30) para os Digital Audio Players (DAPs) DX340, DX320 e DX300. Trata-se de uma placa de circuitos de amplificação criada para permitir a utilização de diferentes designs de amplificadores para os DAPs topo de linha (TOTL) da iBasso. O destaque da AMP18 está na amplificação de dois estágios com 80 transistores, permitindo mais corrente para os headphones over-ear e melhor compatibilidade com fones de baixa impedância.

Por que utilizar 80 transistores no AMP18?

Para oferecer uma maior capacidade de corrente de saída para os fones de ouvido over-ear e melhor compatibilidade com in-ear monitors (IEMs) de baixa impedância, a placa de amplificação AMP18 utiliza 40 transistores duplos, formando uma matriz de 80 transistores, segundo a iBasso. A alocação desta quantidade de transistores trouxe um alto nível de dificuldade, mas trouxe um “desempenho sonoro excepcional”, de acordo com a fabricante.

Transistores da placa de amplificação iBasso AMP18 (Imagem: Reprodução/iBasso)

Implementação de um circuito de feedback de corrente em cascata

Para evitar distorções durante alterações repentinas na dinâmica do som da música, a iBasso implementou um circuito de feedback de corrente em cascata na AMP18. A maioria dos amplificadores de fones de ouvido adotam um design de feedback negativo para obter um baixo nível de distorção estática, mas isso causa atrasos na transmissão do sinal de áudio e gera uma diminuição na velocidade ataque, além de uma perda no impacto e no detalhamento do som.

Essa perda de qualidade sonora causada por amplificadores que utilizam feedback negativo costuma ocorrer durante passagens com muitos sons de instrumentos e vozes nas faixas ou quando há uma mudança repentina na dinâmica da música como, por exemplo, no momento da batida de tambores após uma passagem com instrumentos de corda em uma orquestra.

Placa de amplificação iBasso AMP18 (Imagem: Reprodução/iBasso)

Utilização de dois estágios de amplificação

De acordo com a iBasso, adotou-se uma arquitetura de amplificação em dois estágios na AMP18 para trazer um decaimento natural e maior nitidez nos detalhes das músicas.

No primeiro estágio, a desenvolvedora da placa utilizou OP-amps (amplificadores operacionais) combinados com transistores para “restaurar com precisão os detalhes” da faixa tocada.

No segundo estágio foi utilizada uma arquitetura de amplificação por espelho de corrente com saídas complementares para a saída de corrente, segundo a fabricante.

Placa de amplificação iBasso AMP18 e DAP iBasso DX340 (Imagem: Reprodução/iBasso)

As saídas complementares do segundo estágio da AMP18 permitem uma redução significativa na “distorção assimétrica típica dos estágios de saída com transistores convencionais”, de acordo com a iBasso. Ao utilizar uma amplificação simétrica, evita-se o clipping do sinal, que causa distorção nos graves mais profundos e nos agudos altos. O resultado, segundo a fabricante, é a “redução do som digital seco”, trazendo “uma experiência de audição mais quente e natural”.

Grande potência de saída

Ao utilizar uma fonte de alimentação externa de 12V, a AMP18 é capaz de oferecer uma potência de saída de 1740 mW em 32 Ohms. Com isso, a placa de amplificação permite amplificar quase todos os over-ears e IEMs, trazendo um bom desempenho nos graves, médios encorpados e agudos com mais extensão, segundo a iBasso.

Duas saídas balanceadas 4,4mm

Para trazer mais versatilidade, a AMP18 traz duas saídas balanceadas 4,4mm, sendo uma para fones de ouvido e outra para a saída de linha (LO). Desta forma, é possível conectar headphones e amplificadores com um sinal de áudio limpo.

Duas saídas balanceadas 4,4mm na placa de amplificação iBasso AMP18 (Imagem: Reprodução/iBasso)

Compatibilidade da AMP18

Segundo a iBasso, a placa de amplificação AMP18 é compatível com os DAPs DX340, DX320 e DX300. Entretanto, o DX300 e o DX320 não possuem suporte para a fonte de alimentação externa de 12V.

iBasso Amp18: Especificações

Saída balanceada para fones (PO) de 4,4 mm

THD+N:

• −114 dB (sem carga)
• −105 dB (carga de 300 Ω)
• −93 dB (carga de 32 Ω)

Faixa dinâmica: 123 dB

Relação sinal-ruído: 122 dB

Potência máxima de saída:

• 1740 mW + 1740 mW @ 32 Ω (com fonte DC de 12 V)
• 1170 mW + 1170 mW @ 32 Ω (alimentação por bateria)

Crosstalk: −122 dB

Resposta de frequência: 10 Hz – 40 kHz ± 0,9 dB

Impedância de saída: 1,2 Ω

Saída de linha (LO) balanceada de 4,4 mm

THD+N: −110 dB (sem carga)

Faixa dinâmica: 123 dB

Relação sinal-ruído: 123 dB

Crosstalk: 114 dB

Lançamento, preço e disponibilidade

A placa de amplificação iBasso AMP18 já está disponível e pode ser comprada no site oficial da marca por US$ 279. No momento da escrita desta matéria, seu status está como “fora de estoque”, mas acredito que em breve mude para “em estoque”.

Tags dessa Notícia:

#iBasso - #AMP18 - #iBasso AMP18 - #DX340 - #DX300 - #DX320

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios