FiiO 2026: Prévia dos in-ear monitors (IEMs) e earbuds flathead

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 12/02/26 às 12:17
Imagem - FiiO 2026: Prévia dos in-ear monitors (IEMs) e earbuds flathead In-ear Monitor (IEM) FiiO Snowsky OAK Nano (Imagem: James/weibo)

A FiiO irá lançar novos in-ear monitors (IEMs) e earbuds flathead em 2026, embora o foco da empresa seja claramente os over-ears, conforme o Hi-Fi Hub noticiou. De acordo com o CEO da FiiO, James Chung, sua empresa não lançou nenhum IEM ou flathead de grande impacto em 2025 e alguns modelos até acabaram sendo adiados. Confira abaixo quais serão as novidades nesta categoria para este ano.

Quais IEMs e earbuds flathead serão lançados em 2026?

A FiiO pretende lançar dois IEMs: um dinâmico chamado OAK NANO e um híbrido chamado FX25. Haverá também o lançamento de um earbud flathead com ear hooks (ganchos) para passar o cabo por cima das orelhas, o FF15, que terá duas versões de tuning de som.

Por último, foi revelado um modelo que não se sabe se será IEM ou flathead, mas se chamará “Luming Edição Especial Vocal”, desenvolvido em colaboração com entusiastas.

In-ear monitor (IEM) Snowsky OAK NANO

Sucessor do FiiO FD7, o OAK NANO é um IEM com um único driver dinâmico que utiliza um diafragma feito com uma liga metálica de berílio. De acordo com James, originalmente seu nome era para ser FD17, mas a empresa optou por torná-lo parte da linha de fones de ouvido OAK, que aparentemente é exclusiva da submarca Snowsky.

In-ear Monitor (IEM) FiiO Snowsky OAK Nano (Imagem: James/weibo)

Caso não saiba, o FD7 foi lançado em 2021 e contava com um driver dinâmico com diafragma de berílio puro, um material que costuma proporcionar alta dinâmica e velocidade, além de um baixo nível de distorção devido às suas características de baixa densidade e grande elasticidade.

A grande dificuldade na utilização do berílio no FD7 foi o fornecimento baixo do diafragma feito deste elemento químico. Segundo James, somente uma fábrica nos EUA produzia e o prazo de entrega era muito longo, forçando a FiiO a descontinuar o FD7. Por esse motivo, optou-se pela utilização de liga metálica de berílio na composição do diafragma do OAK NANO ao invés de adotar berílio puro.

De acordo com James, o diafragma do OAK NANO não é banhado com berílio. Ao invés disso, o berílio foi adicionado a uma mistura de compostos para formar a liga metálica. O fundador da FiiO conta que as características deste novo diafragma são próximas das do de berílio puro.

O corpo do OAK NANO é feito em liga de titânio e teve seu formato otimizado para melhorar o conforto em comparação com o FD7. Para desenvolver o IEM, James conta que a FiiO demorou cerca de quatro anos para refinar todos os pontos necessários.

O lançamento do OAK NANO está previsto para maio de 2026.

In-ear Monitor (IEM) FiiO FX25

Sucessor do FX15, o FX25 traz melhorias com base na preferência do público por um som mais “cheio”, segundo James. Para conseguir isso, foi adicionada uma armadura balanceada (BA) dedicada aos médios. Com isso, a reprodução de frequências pelas BAs e pelos drivers EST foram alteradas comparando o antecessor com o sucessor.

No FX15 só havia 1 BA que era responsável pelos médios (500 Hz a 2 kHz) e pelos agudos baixos (3 kHz a 6 kHz) que trabalhava em conjunto com 1 driver dinâmico (DD) para graves e 4 drivers eletrostaticos (EST) para médio agudos (6 kHz a 12 kHz) e agudos altos (acima de 12 kHz).

No FX25 há 1 BA para os médios, uma 1 BA para os “agudos” (agudos baixos e médio agudos), 4 ESTs para os “ultra-agudos” (acima de 12 kHz) e 1 DD para os “graves” (subgraves, graves e médio graves).

De acordo com James, na configuração do FX15, o resultado era um som “mais magro”, que “combinava para músicas instrumentais de cordas”. No FX15 o som será mais “alinhado com a preferência do público que gosta de vocais e música pop”.

O material adotado para o corpo do FX25 foi a fibra, que proporciona “alta resistência e baixo peso”, segundo James. Os IEMs feitos em resina impressa em 3D tendem a rachar com mais facilidade comparado à fibra, de acordo com o fundador da FiiO).

A previsão para lançamento do FiiO FX25 é para julho de 2026.

Earbud flathead FiiO FF15

Diferente do design tradicional dos earbuds flathead, o FiiO FF15 utiliza ear hooks (ganchos) para passar o cabo por cima da orelha. Segundo James, o design de gancho irá melhorar a fixação nos ouvidos, pois um grande problema dos flatheads em geral é a fixação do corpo do fone na concha da orelha do usuário.

Outro ponto interessante sobre o FF15 é que haverá duas versões com tunings de som diferentes. De acordo com James, uma terá uma sonoridade voltada ao “pop clássico” e outra com “afinação moderna”, sendo mais voltada para a “alta resolução”.

O FiiO FF15 está previsto para ser lançado em julho de 2026.

Luming Edição Especial Vocal

Criado em conjunto com entusiastas, o “Lumin Edição Especial Vocal” é um “projeto experimental” da FiiO, segundo James. O objetivo da fabricante foi criar um fone de ouvido que possua um som “muito marcante” que seja voltado especificamente para “músicas pop de Hong Kong e Taiwan das décadas de 1980 e 1990”.

De acordo com James, o Luming é uma aposta da FiiO, pois seu desenvolvimento foi feito “de forma extremamente direcionada”. Segundo James, a ideia aqui é tentar “abrir um novo caminho no mercado atual de fones de ouvido” e por isso “não foram estabelecidas metas comerciais para este modelo”. Caso essa abordagem funcione, a companhia pretende criar outras especiais com diferentes assinaturas sonoras.

O Luming Edição Especial Vocal está previsto para ser lançado em maio de 2026.

Tags dessa Notícia:

#FiiO - #in-ear monitors - #earbuds flathead

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios