Escassez de chips de memória RAM compromete produção de DAPs

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 17/12/25 às 13:53 - Atualizado em: 18/12/25 às 12:04
Imagem - Escassez de chips de memória RAM compromete produção de DAPs Imagem ilustrativa sobre a escassez global de chips de memória RAM em Digital Audio Players (DAPs) - Na foto, o modelo FiiO M21 (Imagem: Reprodução/canal FiiO no YouTube)

A produção de Digital Audio Players (DAPs) está sendo comprometida devido à escassez global chips de memória RAM. A fabricante chinesa Hiby declarou hoje (17) nas redes sociais que as vendas de seu DAP M500 x Hatsune Miku (versão Wi-Fi) serão suspensas a partir do dia 18 (amanhã) justamente devido à falta de chips RAM. A causa principal está sendo os data centers de inteligência artificial (IA).

Atualização [18 de dezembro]: O Hi-Fi Hub entrou em contato com o CEO e fundador da FiiO, James Chung, para saber se a produção de DAPs será afetada pela escassez de chips de memória RAM.

Venda do Hiby M500 x Hatsune Miku é pausada devido à escassez de RAM

A Hiby Digital anunciou hoje (17) em seu perfil no Facebook e no X (antigo Twitter), que as vendas de seu DAP Hiby M500 x Hatsune Miku (versão Wi-Fi) serão pausadas a partir desta quinta-feira.

“Prezados clientes,
Expressamos nossa mais sincera gratidão a todos os usuários e fãs pelo apoio contínuo à HiBy e à HiBy Digital.
Devido à escassez global de chips de memória, lamentamos informar que suspenderemos o fornecimento do M500-WiFi a partir de 18 de dezembro de 2025. Os pedidos em pré-venda já realizados serão enviados de forma sequencial. (A entrega originalmente programada do M500-4G não será afetada.)
A disponibilidade de futuras pré-vendas e vendas dependerá das condições posteriores de fornecimento de chips de memória. Assim que confirmarmos a retomada gradual do fornecimento desses chips, reabriremos imediatamente as pré-vendas e organizaremos os envios subsequentes.”

Pausa na produção do DAP M500.
Comunicado da Hiby Digital sobre a pausa na venda da versão Wi-Fi do DAP M500 x Hatsune Miku (Imagem: Reprodução/Hiby)

Por que a Hiby não será a única a sofrer com a falta de chips de memória?

Devido à construção e expansão de data centers de inteligência artificial (IA), que utilizam tanto GPUs da NVIDIA quanto chips de memória do tipo DRAM (Dynamic Random Access Memory), está havendo uma escassez global do componente, que é comumente utilizado em produtos eletrônicos de consumo como, por exemplo, smartphones, tablets e laptops/notebooks.

Memória do tipo DRAM.
Chips de memória do tipo DRAM (Imagem: Possessed Photography/Unsplash)

Como Digital Audio Player (DAPs) utilizam o mesmo tipo de memória encontrada em smartphones, fabricantes como Hiby, FiiO, Shanling, iBasso e Cayin terão de reavaliar suas estratégias de produção e venda.

De acordo com uma matéria da Reuters publicada no dia 3 de dezembro, empresas como Google, Amazon, Microsoft e Meta fizeram pedidos em aberto (sem limite de tempo) para a fabricante Micron fornecer chips de memória.

“Google, Amazon, Microsoft e Meta, em outubro, solicitaram à Micron pedidos em aberto, dizendo à empresa que aceitariam tudo o que ela pudesse entregar, independentemente do preço, segundo duas pessoas informadas sobre as conversas.”

Segundo a Reuters, o presidente do SK Group, controlador da fabricante de meórias SK Hynix, Chey Tae-won, disse em um fórum do setor em Seul o seguinte:

“Hoje em dia, estamos recebendo pedidos de fornecimento de memória de tantas empresas que estamos preocupados com como conseguiremos lidar com todos eles. Se falharmos em fornecê-los, eles podem enfrentar uma situação em que simplesmente não consigam fazer negócios.”

Chey complementa informando que “em outubro, a OpenAI assinou acordos iniciais com a Samsung e a SK Hynix para o fornecimento de chips para seu projeto Stargate, que exigiria até 900.000 wafers por mês até 2029”. Isso representa aproximadamente “o dobro da atual produção mensal global de HBM”, disse Chey.

Através da análise de quase 40 entrevistas, a equipe da Reuters percebeu o seguinte:

“Os fabricantes de chips ainda não conseguem produzir semicondutores de ponta suficientes para a corrida da IA e, ao mesmo tempo, o afastamento dos produtos tradicionais de memória está estrangulando o fornecimento para smartphones, PCs e eletrônicos de consumo.”

No dia 16 de dezembro, empresa de pesquisa de mercado de tecnologia “Counterpoint Research” publicou em seu site um relatório dizendo que o preço da memória RAM pode subir mais de 40% até o segundo trimestre de 2026, provocando o aumento dos custos de materiais para a fabricação de produtos.

Segundo o analista sênior Yang Wang da Counterpoint, “nas faixas de preço mais baixas, aumentos acentuados nos preços de smartphones não são sustentáveis”, acrescentando que “se não for possível repassar os custos, os OEMs começarão a podar partes de seus portfólios”.

Wang explica que para grandes companhias, a escassez não irá impactar tanto, mas as menores, que não tem tanta margem para manobra, terão dificuldades para continuar a vender os mesmos produtos.

“Apple e Samsung estão nas melhores condições para atravessar os próximos trimestres. Mas será difícil para outros que não têm tanta margem de manobra para equilibrar participação de mercado e margens de lucro. Veremos isso se desenrolar especialmente entre os OEMs chineses ao longo do ano.”

No caso dos “OEMs chineses”, o “Counterpoint” explica que foi observado nos últimos meses “a adoção crescente de estratégias de mitigação, como o rebaixamento de outras especificações”.

“Em alguns modelos, estamos vendo downgrades de componentes como módulos de câmera e soluções periscópicas, telas, componentes de áudio e, claro, configurações de memória.”

De acordo com o analista sênior Shenghao Bai, ainda há outras estratégias que pequenas empresas podem adotar.

“Outras táticas incluem reutilizar componentes antigos, enxugar o portfólio e direcionar os consumidores para variantes ‘Pro’ com especificações mais altas, além de adotar novos designs para estimular atualizações.”

O diretor de pesquisa MS Hwang acrescentou ao relatório do “Counterpoint” dizendo:

“O que estamos vendo agora é que o segmento de entrada do mercado (abaixo de US$ 200) está sendo o mais severamente impactado, com os custos do BoM (bill of materials / lista de materiais) aumentando de 20% a 30% desde o início do ano. Os segmentos de médio e alto padrão do mercado registraram aumentos de preços de 10% a 15%.”

FiiO diz que se preparou

O Hi-Fi Hub entrou em contato com o CEO e fundador da FiiO, James Chung, perguntando se a produção de DAPs da empresa será afetada pela escassez de chips de memória RAM. Confira a resposta abaixo.

“Já absorvemos internamente o aumento de preço dos chips de memória, levando em consideração a acessibilidade para os usuários. No entanto, se os preços continuarem subindo, não teremos outra opção senão aumentar o preço de fornecimento. Caso os distribuidores não consigam arcar com esse aumento, isso acabará resultando em um aumento do preço de varejo para o consumidor final.”

Até quando a escassez de chips de memória irá se alongar?

Segundo a Reuters, a fabricante de memórias SK Hynix está com todos os seus chips esgotados para 2026. Entretanto, tanto a Samsung quanto a SK Hynix disseram que pretendem construir novas fabricas só em 2027 ou 2028.

Conclusão

É possível que as fabricantes de Digital Audio Players (DAPs) atrasem o lançamento de produtos, sofram com falta de estoque ou até mesmo encerrem temporariamente a venda de determinados modelos, como ocorreu com o Hiby M500 x Hatsune Miku. Conforme foi dito acima, os modelos de DAPs mais afetados podem ser os que são vendidos na faixa de US$ 200.

Tags dessa Notícia:

#memória RAM - #produção de DAPs

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios