Spotify: Áudio Lossless chega 4 anos depois do anúncio oficial

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
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Publicado em: 10/09/25 às 15:50 - Atualizado em: 10/09/25 às 16:04
Imagem - Spotify: Áudio Lossless chega 4 anos depois do anúncio oficial Imagem ilustrativa da chegada do áudio lossless ao Spotify (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Spotify anunciou hoje (10) a chegada da transmissão de áudio lossless (sem perdas) em sua plataforma. Originalmente, a popular companhia de streaming de música anunciou a nova opção sem perdas na qualidade das faixas há 4 anos atrás sob o nome de Spotify HiFi, conforme relatei em matéria publicada no Oficina da Net. Porém, a resolução dos arquivos adotada ficou em entre a “qualidade de CD” e o “Hi-Res Audio”.

Lossless no Spotify, um desejo dos usuários que vem de 11 anos atrás

A transmissão de arquivos de música lossless (sem perdas) no Spotify foi sugerida pela primeira vez há 11 anos atrás. Em março de 2014, o usuário “timiambeing” criou um tópico no fórum do Spotify intitulado “[All Platforms][Music] HiFi Quality – Lossless Streaming 16bit 44.1khz” (Todas as Plataformas – Musica – Qualidade Hi-Fi – Sem Perdas).

Na mensagem, “timiambeing” diz:

“Acabei de começar um teste do Qobuz – eles oferecem o streaming padrão em 320 kbps, além de streaming lossless em FLAC (e downloads em alta resolução se você comprá-los). A qualidade do som é visivelmente melhor e, em música clássica, é simplesmente maravilhoso ter toda essa resolução passando pelo seu sistema de som ou pelos fones de ouvido! O catálogo ainda tem um caminho a percorrer para chegar ao nível do Spotify, mas eles estão avançando. O aplicativo para iPad não é tão ruim (o aplicativo para desktop precisa de uma atualização, mas ouvi dizer que eles estão colocando todos os esforços nos aplicativos móveis no momento).

Então – streaming lossless – se o Qobuz consegue, o Spotify também pode, afinal devem ter a mesma fonte. E, obviamente, se você está cobrando £20 por mês, então as gravadoras e distribuidoras já dão atenção suficiente para disponibilizar as faixas em alta resolução para streaming. O que tudo isso significa é que em breve, muito em breve, teremos streaming lossless e, logo depois, downloads em alta resolução – mas se o Spotify não tomar cuidado, será a Apple que chegará primeiro com uma oferta premium para audiófilos. E, quando isso acontecer, o mercado será muito mais difícil para se ganhar dinheiro!”

A promessa do Spotify para implementar o áudio Lossless demorou quatro anos

Há mais de quatro anos atrás, o Spotify anunciou, durante o evento online “Streaming On”, que até o final de 2021 sua plataforma iria disponibilizar o áudio lossless. Essa promessa não foi cumprida e continuou assim até hoje. Durante esse tempo, surgiram diversos rumores a respeito, mas nenhum deles acabou virando realidade.

Spotify finalmente anuncia a chegada do áudio lossless

O Spotify anunciou hoje (10), a chegada do áudio lossless. No anúncio oficial publicado, o vice-presidente de Assinaturas do Spotify, Gustav Gyllenhammar, disse:

“A espera finalmente acabou; estamos muito animados em anunciar que o som lossless está chegando aos assinantes Premium.
Levamos tempo para desenvolver esse recurso de uma forma que priorizasse qualidade, facilidade de uso e clareza em cada etapa, para que você sempre saiba o que está acontecendo nos bastidores. Com o Lossless, nossos usuários Premium agora terão uma experiência de audição ainda melhor.”

É recomendado utilizar fones com fio e Wi-Fi

Durante o anúncio, o Spotify alertou seus usuários que para obter “uma experiência de audição mais estável e de melhor qualidade”, você deve “transmitir música lossless em Wi-Fi usando fones ou caixas de som com fio, em uma conexão que não seja Bluetooth”.

O Spotify está priorizando a qualidade ou economizando?

No comunicado oficial sobre a chegada da transmissão de músicas sem perdas (lossless), é dito que “agora você pode transmitir faixas em até 24-bit/44,1 kHz FLAC, revelando mais detalhes em praticamente todas as músicas disponíveis no Spotify”. A resolução adotada está entre a “qualidade de CD” (16-bit/44,1 kHz) e o Hi-Res (24-bit/96 kHz ou superior). Então surge a pergunta: “Por que escolher essa resolução?”.

Passo a passo para acessar nas configurações do Spotify os ajustes para a qualidade de áudio lossless.
Como ajudar o áudio para a qualidade lossless no aplicativo Spotify para dispositivos mobile, incluindo celulares (Imagem: Reprodução/Spotify)

Uma possível hipótese para escolher transmitir arquivos de música em 24-bit/44,1 kHz é o bitrate (ou bit rate), que é a taxa de bits de áudio transmitida pelo arquivo que está sendo reproduzido. Quando falamos que uma música em MP3 tem 320 Kbps, quer dizer que é transferido 320 kilobits por segundo.

Se1 kilobit equivale a 1000 bits, então quando falamos 320 Kbps quer dizer que há uma transferência de dados (bits) de 320 mil bits. Para calcular o bitrate de um arquivo de música a partir de sua resolução, utiliza-se a seguinte fórmula:

Taxa de amostragem (sample rate) x profundidade de bits x 2 canais (estéreo) = Bitrate (bit rate)

Desta maneira, o cálculo para um arquivo de áudio em 24-bit/44,1 kHz fica da seguinte forma:

44,1 kHz x 24-bit x 2 canais = 2116,8 kbps

Na página de suporte do Deezer, um dos principais concorrentes do Spotify, é dito que “o áudio é codificado com 16-bit/44,1 kHz” no formato FLAC, que é a qualidade equivalente à do CD. Se calcularmos o bitrate desta resolução, chegaremos ao resultado de 1411,2 Kbps.

Com excessão do Spotify e do Deezer, todos os outros serviços de streaming de música que oferecem áudio lossless no Brasil, são capazes de oferecer músicas com áudio sem perdas com resolução de 24-bit/192 kHz, que equivale a um bitrate de 9216 Kbps. São eles:

• Amazon Music Unlimited
• Apple Music
• Tidal
• Qobuz

De acordo com os dados coletados pela empresa de pesquisa de mercado Mídia Research, no 4º trimestre de 2024, a participação do Spotify no mercado global de assinantes de serviços de streaming de música era de 32% de 818 milhões de inscritos em planos pagos e gratuitos. Essa fatia é consideravelmente maior que a do Apple Music, que na época tinha uma parcela de 12%, dois por cento a mais que o YouTube Music, que detinha 10%, empatando com o Amazon Music.

Distribuição global de assinantes de serviços de streaming de música no quarto trimestre de 2024.
Participação de mercado global de assinantes serviços de streaming de música por DSP (Digital Service Provider) do 4º trimestre de 2024 (Imagem: Reprodução/Midia Research)

O Spotify tinha no final do ano passado 261,76 milhões de usuários enquanto o Apple Music possuía 98,16 milhões de inscritos em sua plataforma de streaming de música. Quanto maior o número de pessoas utilizando o serviço, mais robusta tem que ser a infraestrutura de servidores para suportar o acesso aos arquivos.

Utilizar arquivos de áudio com um bitrate muito alto provavelmente foi um impeditivo para o Spotify implementar da transmissão de músicas com qualidade lossless, pois o custo de gasto com servidores para a quantidade atual de usuários de plataforma deve ser imenso. Desta forma, a empresa optou por uma taxa de transmissão de dados um pouco maior que a do Deezer, mas menor do que a do Amazon Music, do Apple Music, do Tidal e do Qobuz.

Lançamento preço e disponibilidade

Por enquanto, o áudio lossless no Spotify pode ser acessado por assinantes do plano Premium na Austrália, Áustria, Chéquia, Dinamarca, Alemanha, Japão, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Suécia, Estados Unidos e Reino Unido. De acordo com o Spotify, o recurso de transmissão de músicas sem perdas será implementado de forma gradual para mais de 50 mercados até outubro deste ano.

Não há previsão para a chegada do áudio lossless no Spotify no Brasil. Atualmente, o plano Premium individual do Spotify está custando R$ 23,90. Abaixo os valores cobrados pelos principais serviços de streaming no Brasil:

  • Amazon Music Unlimited Individual – R$ 21,90/mês
  • Apple Music Individual – R$ 21,90/mês
  • Deezer Individual – R$ 24,90/mês
  • Qobuz Individual – R$ 25,90/mês
  • Tidal Individual – R$ 21,90/mês
  • YouTube Music/Premium Individual – R$ 26,90/mês

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#Spotify - #Lossless - #setreaming de música

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