Final Audio Tonalite: O resultado de 9 anos de pesquisa

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 26/11/25 às 17:58 - Atualizado em: 26/11/25 às 19:18
Imagem - Final Audio Tonalite: O resultado de 9 anos de pesquisa Imagem ilustrativa do lançamento do Final Audio Tonalite (Imagem: AVWatch)

O Final Audio Tonalite teve sua campanha de financiamento coletivo iniciada no dia 19 de novembro através das empresas de financiamento coletivo GreenFounding (japonesa) e Kickstarter (norte-americana). Trata-se de um fone de ouvido sem fio Bluetooth TWS (True Wireless Stereo) do tipo intra-auricular que se utiliza de uma tecnologia de escaneamento do rosto do usuário, incluindo as orelhas, para simular as reflexões do som no corpo de cada indivíduo.

O resultado de 9 anos de pesquisa: Final Audio Tonalite

A tecnologia necessária para implementar os ajustes no som a partir do escaneamento da cabeça dos usuários do Final Audio Tonalite foi desenvolvida ao longo de aproximadamente 9 anos, segundo a descrição feita na página do produto no site de financiamento coletivo “greeenfounding”.

“Há cerca de nove anos, começamos nossa pesquisa sobre adaptação individual. Não havia softwares existentes adequados para experimentar nossa abordagem, então começamos desenvolvendo nosso próprio software dedicado. À medida que a pesquisa avançava, ficou claro que a precisão exigida do hardware era muito maior do que o esperado inicialmente, o que nos levou a revisar completamente o método de fabricação das unidades de driver. Assim, levou muito tempo até que a tecnologia de adaptação individual se tornasse viável.”

Fone de ouvido Final Audio Tonalite na mão de uma pessoa.
Final Audio Tonalite (Imagem: AVWatch)

O objetivo da pesquisa feita pela Final Audio é renderizar a maneira como timbre dos instrumentos é percebido por cada indivíduo, tentando imitar a forma como os sons do ambiente são percebidos sem o uso de fones de ouvido ou caixas de som. Abaixo a linha do tempo de desenvolvimento dos estudos realizados pela empresa japonesa.

Abril de 2016 — Início do desenvolvimento da pesquisa sobre adaptação individual
Maio de 2016 — Conclusão do software dedicado ao desenvolvimento
Maio de 2023 — Início do desenvolvimento do driver “f-CORE for DTAS”
Dezembro de 2023 — Lançamento no Japão do precursor do DTAS, o serviço “Minha Própria Cabeça Dummy”
Janeiro de 2024 — Início do design estrutural do TONALITE
Fevereiro de 2024 — Fase de protótipo de engenharia (ES)
Março de 2024 — Fase de teste de validação de engenharia (EVT)
Maio de 2024 — Início da coleta de dados em escala global “Acoustic Avatar”, usando o programa “DTAS + Suporte”
Julho de 2024 — Fase 1 do teste de validação de design (DVT1)
Agosto de 2024 — Fase 2 do teste de validação de design (DVT2)
Setembro de 2024 — Fase 3 do teste de validação de design (DVT3)
Outubro de 2024 — Fase de teste de validação de produção (PVT) — Teste de pré-produção
Dezembro de 2024 — Conclusão do primeiro lote de produção
Novembro de 2025.11 — Início do financiamento coletivo (America: Kickstarter / Japão: Greenfunding)

Caso queira entender melhor sobre a pesquisa desenvolvida pela Final Audio, leia o artigo “Personalized Timbre Optimization Based on a New Auditory Model for Stereophonic Sound Reproduction via Earphones”, apresentado por Kimio Hamasaki em agosto de 2025 na Conferência Internacional sobre Tecnologia de Fones de Ouvido da AES em Espoo, na Finlândia.

Por que trabalhar no desenvolvimento de um fone de ouvido com foco no timbre?

De acordo com o artigo “Identification of Perceived Sound Quality Attributes of 360° Audiovisual Recordings in VR Using a Free Verbalization Method” apresentado durante a Convenção 143 da Audio Engineering Society (AES) em outubro de 2017 pela pesquisadora Marta Olko e sua equipe da Universidade de Nova Iorque, a característica mais valorizada pelas pessoas ao ouvir música é a naturalidade do timbre, seguido pela sensação de espaço.

Conforme Francis Rumsey explica no artigo “Perceptual evaluation Listening strategies, methods, and VR”, publicado em abril de 2018 na Journal Audio Audio Engineering Society, a análise dos termos utilizados pelos ouvintes sugeriu que a maioria deles era unimodal (descrevendo uma única característica do som), enquanto apenas alguns se relacionavam à congruência audiovisual e ao movimento da cabeça. A Figura [gráfico] mostra o número de descritores em cada categoria coletados durante o experimento, onde se pode ver que o timbre predomina, seguido pela sensação de espaço. Clareza e localização também aparecem de forma significativa.”

Abaixo o gráfico mencionado por Francis Rumsey que está no artigo de Marta Olko.

Gráfico “Número de descritores verbais obtidos durante o experimento” (Imagem: Marta Olko/”Identification of Perceived Sound Quality Attributes of 360° Audiovisual Recordings in VR Using a Free Verbalization Method”)

Como é feito o processo de escanear a cabeça do usuário?

Segundo a equipe do site japonês “AV Watch”, a Final Audio desenvolveu um método de escaneamento chamado DTAS (Digital Twin Audio Simulation) para que o usuário possa criar virtualmente seu próprio “dummy head” (cabeça artificial em português).

As “dummy heads” nada mais são do que a tentativa de recriar artificialmente o formato da cabeça de um ser humano. Isso é importante para realizar medições precisas do som que chega até nossos tímpanos. Quando o som chega até nós, ele sofre reflexões e absorções no rosto, no cabelo e nas orelhas, alterando a forma como cada um percebe o timbre dos instrumentos de uma música, por exemplo.

Dummy head (Imagem: EJ Posselius/Flickr)

A influência que o som sofre ao refletir em nossa cabeça chama-se Head-Related Transfer Function (HRTF ou “Função de Transferência Relacionada à Cabeça” em português). Consequentemente, como cada indivíduo tem uma anatomia diferente, cada pessoa possui uma HTRF própria. Abaixo uma imagem das HTRFs de funcionários da Final Audio.

Curva de resposta de frequência das HTRFs (Head-Related Transfer Function) dos funcionários da Final Audio (Imagem: Reprodução/Final Audio)

De acordo com o “AV Watch”, o processo de escanear a cabeça do usuário utilizando o DTAS demora “cerca de 30 minutos”. O passo a passo de cada etapa é fácil e o aplicativo do fone de ouvido Tonalite mostra todas as instruções através de imagens e vídeos, bastando seguir o que aparece na tela do celular.

Imagem ilustrativa promocional do sistema DTAS da Final Audio (Imagem: Reprodução/Final Audio)

Para realizar o escaneamento da cabeça, é necessário colar adesivos na parte externa de uma faixa feita de tecido que vem junto do fone de ouvido. Esses adesivos são utilizados como marcadores de realidade aumentada (AR). Feito isso, basta utilizar a câmera do celular e mexer ao redor da cabeça conforme as instruções dadas pelo aplicativo para criar uma versão virtual sua.

Adesivos de realidade aumentada colados na faixa que vem com o Final Audio Tonalite (Imagem: AVWatch)

Após essa etapa, o app irá pedir para que você fotografe suas orelhas. Após isso, coloque os fones no ouvido para que seja feita a medição do interior do canal auditivo. Isso deverá ser feito com e sem as ear tips (“ponteiras”, “borrachinhas”). Por fim, as informações coletadas pelo aplicativo do Tonalite são enviadas para os servidores da Final Audio no Japão, que fazem a análise e enviam os ajustes personalizados para o usuário.

Após a análise ser concluída, o usuário deverá selecionar no aplicativo a opção “Personalized” para aplicar os ajustes gerados a partir do escaneamento da cabeça, das orelhas e do canal auditivo.

Aplicativo da Final Audio utilizado para criar os ajustes do TWS Tonalite (Imagem: AVWatch)

Lançamento, preço e disponibilidade

O fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Final Audio Tonalite custa 39.800 ienes (aproximadamente US$ 255) no Japão e está disponível através dos sites de financiamento coletivo Greenfunding e Kickstarter. O envio está limitado somente ao Japão, Estados Unidos, Canadá, países europeus e Reino Unido. Note que a campanha iniciou dia 19 de novembro e irá até o dia 12 de dezembro no ocidente e 19 de dezembro no Japão.

O envio dos fones para quem comprou irá ocorrer em dezembro de 2025, mas não há uma data exata.

Tags dessa Notícia:

#Final Audio - #Final Audio Tonalite

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios