Spotify com ChatGPT e áudio Lossless: Há benefício real?

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 09/10/25 às 16:04 - Atualizado em: 09/10/25 às 16:05
Imagem - Spotify com ChatGPT e áudio Lossless: Há benefício real? Imagem ilustrativa sobre os benefícios do ChatGPT e do áudio lossless no Spotify (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

A conexão com o ChatGPT e a transmissão de áudio Lossless são recursos que foram lançados recentemente pelo serviço de streaming Spotify. No dia 6 de outubro, o Spotify anunciou que os usuários podem conectar suas contas ao ChatGPT para obter recomendações de músicas. Já o áudio Lossless começou a ser disponibilizado a partir do dia 10 de setembro para algumas pessoas de certos países.

Ao ler a notícia sobre estes novos recursos do Spotify, você pode pensar que todos os usuários do serviço de streaming serão beneficiados ao conectar suas contas no ChatGPT para obter recomendações de músicas ou alterar a qualidade de áudio para “Lossless” no aplicativo. Porém, dependendo da forma como você configura o app e da maneira como as perguntas são feitas para o chatbot da OpenAI, pode não haver efetividade.

Saiba neste artigo se há benefício real em utilizar o ChatGPT e o áudio Lossless no Spotify.

Como o ChatGPT pode melhorar a experiência com o Spotify?

O ChatGPT pode melhorar a experiência através de recomendações mais assertivas para com o gosto do usuário. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário entender sobre como uma inteligência artificial funciona e de que maneira é possível fazer com que a resposta gerada seja precisa para realmente ter utilidade.

Imagem ilustrativa sobre como o ChatGPT pode melhorar a experiência com o Spotify (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

De que maneira o ChatGPT recomenda músicas para o usuário do Spotify?

O ChatGPT recomenda músicas para o usuário do Spotify por meio da análise do conteúdo que está registrado de maneira pública na internet. Exemplo: dados de textos em sites de notícias, vídeos do YouTube, fóruns, blogs, tópicos do Reddit, publicações no Instagram, dentre outros.

Se o conteúdo publicado na internet for de qualidade, a tendência é que o ChatGPT recomende faixas, álbuns ou playlists que sejam mais interessantes para o usuário. Porém, só isso não basta, pois a inteligência artificial precisa entender o seu gosto para realmente sugerir de forma mais assertiva.

Para que o ChatGPT gere uma resposta eficaz, você precisa ensiná-lo sobre as suas preferencias musicais falando, por exemplo, o seguinte:

“As músicas que eu mais gosto são dos anos 80 aos anos 90. Nessa época, minha preferência era por artistas de hard rock como, por exemplo, Bon Jovi e Guns N’ Roses, e rock nacional como, por exemplo, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso.”

Feito isso, ficará muito mais fácil para obter indicações de músicas que você realmente goste para ouvir no Spotify. Entretanto, é necessário restringir o que você deseja, descrevendo com o máximo possível de detalhes. Desta forma, inteligência artificial gerará um resultado mais efetivo. Exemplo:

“Com base no meu gosto musical, me indique músicas de hard rock e rock nacional populares entre 2015 e 2025 nos EUA que tenham melodia semelhante aos álbuns que foram produzidos pelos meus artistas preferidos.”

Vale a pena usar o ChatGPT para obter recomendações de músicas no Spotify?

Sim, pois o algoritmo do Spotify utilizado para indicar músicas nem sempre é eficaz em suas recomendações. No caso do ChatGPT, como é possível explicar de maneira mais detalhada o seu gosto musical, a inteligência artificial da OpenAI terá um potencial de assertividade maior ao recomendar músicas no Spotify.

Atenção: Até o momento da escrita deste artigo, os usuários no Brasil não são capazes de acessar o recurso de conexão da conta do Spotify com o ChatGPT.

O áudio Lossless traz algum benefício real no Spotify?

Não, embora possa ser sentida alguma melhoria em álbuns específicos, devido à forma como as músicas foram gravadas, mixadas e masterizadas, como expliquei neste artigo, o Spotify não permite que os usuários reproduzam faixas com áudio Lossless (sem perdas).

Imagem ilustrativa sobre se o áudio Lossless traz algum benefício real no Spotify (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Conforme eu disse no artigo “Spotify tem áudio Lossless, mas você não pode acessá-lo: Entenda!”, os aplicativos do popular serviço de streaming não possuem recursos para proporcionar o bit perfect [1], causando assim a degradação da qualidade do som reproduzido.

Por mais que a transmissão (streaming) do áudio seja de fato Lossless [2] o sinal é degradado quando o áudio é reproduzido pelo Spotify no Android e no Windows devido à falta de recursos que permitem a conexão direta do app com o DAC (Digital to Analog Converter), ignorando o “controlador de áudio” (mixer) do sistema operacional (SO) [3].

Artigo recomendado para leitura: “O que é DAC (Digital-to-Analog Converter)? Entenda a conversão do áudio/som digital”

[1] Bit perfect é a transmissão do áudio sem interferências do sistema operacional e dos recursos do próprio aplicativo.

[2] Áudio Lossless se refere à qualidade de som sem perdas, onde não há a degradação do som gerado por formatos de arquivos de áudio não compactados (uncompressed) ou compactados sem perdas (lossless). Para mais detalhes, acesse este artigo.

[3] O controlador (mixer) do SO é responsável por administrar todos os fluxos de áudio, que vem de diversos programas/aplicativos, para unificar como uma única saída.

Há alguma forma de se obter uma qualidade de áudio melhor no Spotify?

Sim, basta alterar algumas opções e desativar recursos do Spotify. Conforme expliquei neste artigo, a manipulação do áudio feita através de recursos do app de streaming podem degradar o som de diversas formas. Para obter uma qualidade de áudio melhor no Spotify, acesse as configurações do aplicativo e faça o seguinte:

Altere a qualidade de áudio para o máximo disponível
Desative os recursos de economia de dados
Desabilite o automix
Desligue o crossfade
Desative a normalização de volume
Não use o equalizador do Spotify

Tags desse Artigo:

#Spotify - #ChatGPT - #Audio Lossless

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios