Guia da Final Audio: História, linhas de fones, como comprar

Por: Vitor Valeri

Hobbysta de fones há mais de 15 anos, fundou o site Hi-Fi Hub e é administrator dos grupos Fones High-End e Fones Low-End no Facebook.
Comentários 0
Salvar
Publicado em: 17/11/25 às 18:25 - Atualizado em: 17/11/25 às 19:18
Imagem - Guia da Final Audio: História, linhas de fones, como comprar Headphone over-ear Final D8000 Pro Edition (Imagem: Reprodução/Final)

A Final, também conhecida como Final Audio, foi fundada há mais de 50 anos por Kanemori Takai. A empresa começou seu negócio fabricando cápsulas/cartuchos/agulhas para toca-discos de vinil, conforme foi dito na entrevista que eu fiz com o engenheiro da companhia. Atualmente, a marca foca no desenvolvimento e produção de fones de ouvido, contando tanto com opções cabeadas quanto sem fio.

São várias linhas de fones de ouvido do tipo in-ear monitor (IEM) e over-ear. Dentro de cada uma delas, é possível encontrar sonoridade e construção diferentes, mostrando que a Final Audio utiliza uma estratégia diferente das outras empresas. Essa abordagem acaba deixando os consumidores confusos e é por isso que criei esse guia.

História da Final Audio

Fundada em 1974 por Kanemori Takai, a Final Audio começou produzindo cartuchos (capsulas, agulhas) para toca-discos. O primeiro produto da empresa foi um uma cápsula de toca-discos projetada por Yoshihisa Mori, de acordo com o site da Final.

O cartucho “apresentava uma inovadora bobina em forma de “8” com núcleo de ar e um cantiléver talhado a partir de um diamante de um quilate” e “sem influência de adesivos ou de um núcleo de ferro, produzia um som extremamente claro”, segundo a companhia japonesa. Depois, a empresa desenvolveu e fabricou caixas de som e amplificadores, chegando a vender aos seus clientes todo o sistema. Abaixo uma imagem com fotos destes produtos.

Fotos dos primeiros produtos desenvolvidos pela Final (antiga S’NEXT).
Fotos de produtos desenvolvidos pela Final em seu início (Imagem: Reprodução/Final)

Em 2007, com a ajuda da Japan Molex, unidade da fabricante norte-americana de conectores Molex, o presidente da Final, Kanemori Takai, e o Sr. Yamaguchi fundaram a S’NEXT (antigo nome da Final), que ficou como empresa subsidiária da Molex. Dois anos depois, Takai e Yamaguchi decidiram comprar uma empresa de fones de ouvido em Clark, nas Filipinas.

Após a compra da fabricante filipina de fones, a S’NEXT começou a desenvolver headphones sob a marca “final audio design” e também produtos OEM/ODM. Pouco tempo depois, em 2011, a empresa começou a vender de produtos para o exterior, focando na Ásia e na Europa.

Para ajudar na distribuição dos primeiros fones sob a marca “Final”, a S’NEXT fundou em 2013 a J Co., Ltd., uma empresa atacadista para lojas de departamento. Um ano depois, a companhia decidiu adquirir todas as ações da Japan Molex. Além disso, Kanemori Takai faleceu em 5 de junho de 2014, passando o negócio para Mitsuru Hosoo, atual CEO da Final.

O ano de 2014 foi um período de muitas mudanças para a empresa. De acordo com a companhia, a “divisão de fones e headphones final audio design foram integradas”, o nome foi padronizado para “Final e o logotipo foi refeito. Além disso, nessa época houve o desenvolvimento conjunto com a NTT Data Engineering de um fone chamado “LAB I”, o primeiro modelo da marca com carcaça de titânio impressa em impressora 3D.

Especificações do fone de ouvido in-ear Final LAB I.
Fone de ouvido in-ear Final LAB I (Imagem: Reprodução/Final)

No ano de 2015, a sede da Final se mudou de Shinagawa (Tóquio) para Kawasaki, na província de Kanagawa. Lá as áreas de pesquisa e desenvolvimento, fabricação e logística foram estruturadas. Além disso, foi criado um showroom para os clientes testarem os produtos.

Em 2019, a S’NEXT lançou a marca “ag”, focada em fones de ouvido sem fio. Um ano depois, o nome corporativo da empresa mudou de S’NEXT para final Co., Ltd. Foi exatamente neste período que realizei a entrevista com o engenheiro da Final Audio que esclareceu diversos aspectos sobre a empresa, conforme você verá a seguir.

O desenvolvimento de produtos da Final Audio

A Final Audio tem uma abordagem diferente de outras fabricantes. Em minha entrevista com o engenheiro da empresa, em resposta a uma das perguntas que fiz foi dito o seguinte:

“Para obter o melhor som possível com o que temos, desafiamos processos de fabricação que outras marcas jamais considerariam. Às vezes, mesmo sabendo que um design específico causaria muitas falhas durante a produção em massa, estamos dispostos a correr o risco, porque seria muito decepcionante não alcançar o desempenho real que queremos por termos feito concessões em nome de uma fabricação mais simples.”

Especificações do fone de ouvido in-ear Final LAB II.
Fone de ouvido in-ear Final LAB II (Imagem: Reprodução/Final)

Para complementar a visão sobre o desenvolvimento dos fones da Final, cheguei a perguntar durante a entrevista sobre o que a empresa busca ao escolher os materiais utilizados em seus produtos. A resposta que obtive foi a seguinte:

“Há muitos aspectos a serem considerados quando se trata de material. Por exemplo, os materiais usados no diafragma do driver precisam ter boas características sonoras, enquanto o material da carcaça (house ou corpo do fone) precisa ser durável. Claro, os materiais também contribuem para a aparência do produto.”

O engenheiro da Final complementou sua resposta adicionando mais detalhes sobre o desenvolvimento do driver (alto-falante).

“Para o diafragma do driver, a velocidade do som, a leveza e a finura são nossa primeira consideração. A velocidade do som e a leveza são consideradas características naturais do próprio material. No entanto, nem todo material é adequado para o diafragma. Existem dois fatores principais: alguns materiais podem ter características ruins fora do desempenho sonoro. Se você tem um material com características sonoras perfeitas, mas que, quando submetido à vibração, se quebra, então ele não é adequado para o diafragma. A segunda limitação é a tecnologia de fabricação. Devido à rigidez e elasticidade do próprio material, alguns podem ser processados até ficarem extremamente finos, mas outros não. Se um material leve não puder ser processado até atingir a finura ideal, o resultado pode acabar sendo mais pesado do que um material originalmente mais pesado, mas que pode ser processado até a espessura ideal.

Mas o interessante é que muitos materiais podem ser melhorados pela adição de outras substâncias. Ao fazer isso, alguns materiais que antes não eram bons podem se tornar excelentes após a modificação. No entanto, esse processo geralmente leva muito tempo.”

Driver (alto-falante) do fone de ouvido in-ear Final A10000.
Diafragma do fone de ouvido in-ear Final A10000 (Imagem: Final/Reprodução)

Em maio de 2021, a equipe do site “tokyo-np” fez uma entrevista com os funcionarios da Final Audio. Nas respostas, foi relatado a existência de um departamento de pesquisa acústica na Final e que metade dos 40 funcionários desta unidade trabalhavam em cargos de pesquisa.

Quais as tecnologias de drivers (alto-falantes) utilizadas pela Final Audio?

A Final Audio utiliza atualmente drivers (alto-falantes) planar magnéticos, armaduras balanceadas (BAs ou Balanced Armatures) e drivers dinâmicos (DD ou Dynamic Drivers). Enquanto os alto-falantes planar magnéticos são implementados em fones do tipo over-ear, as BAs e os DDs são usados em in-ears monitors (IEMs).

As linhas de fones de ouvido da Final Audio

Chamada de séries, cada linha da Final Audio possui um propósito. Como há muitas linhas, isso acabou deixando as pessoas confusas. Para ficar mais fácil, a empresa criou categorias de produtos para que o cliente encontre com menos dificuldades os modelos que se aproximam de suas necessidades. São elas:

Wireless earphones (fones de ouvido sem fio Bluetooth)
Wired earphones (fones de ouvido cabeados)
Headphones (fones de ouvido over-ear)
Gaming (fones de ouvido para jogos)
ASMR (fones de ouvido focados na “Autonomous Sensory Meridian Response” ou “Resposta Sensorial Meridiana Autônoma”)
Remote Work (fones de ouvido focados no trabalho remoto)
Study (fones de ouvido focados para estudar)

Categoria de fones sem fio Bluetooth

Na categoria de fones de ouvido sem fio Bluetooth, temos as linhas de in-ears TWS da Final e da REB, uma marca que, segundo a empresa, “busca não apenas alta qualidade sonora, mas também foco na funcionalidade, proporcionando aos usuários uma experiência verdadeiramente ‘divertida’”. Cada modelo destas séries possui um propósito específico, que você pode conferir nos exemplos que dou a seguir.

O KDT3000, por exemplo, tem como objetivo ser confortável e auxiliar em ligações e na audição de audio livros, rádios, podcasts, sem tirar a atenção do ambiente ao redor.

Pessoa utilizando o fone de ouvido Final KDT3000.
Fone de ouvido Final KDT3000 (Imagem: Reprodução/Final)

Já o ZE300 traz um corpo idêntico aos modelos da submarca “COTSUBU” da marca“ag”. O foco aqui foi trazer um fone acessível, com cancelamento de ruído que fosse leve e compacto.

Por fim, como último exemplo, há o VR3000 Wireless, que tem como foco trazer uma transmissão de baixa latência e cancelamento de ruído ativo para utilização em jogos.

Dentro da categoria sem fio Bluetooth, há as seguintes linhas (séries):

Série ZE (fones in-ear TWS “normais”)
Série VR (fones in-ear TWS para jogos)
Série KDT (fones earbud TWS com microfone para ouvir vozes com mais clareza)
Série UX (fones over-ear Bluetooth “normais”)
Série GEAR (fones in-ear TWS da marca “REB” focados em jogos, filmes e clipes de música ao vivo)

Categoria de fones cabeados

Ao selecionar a categoria de fones cabeados no site da Final, irá aparecer somente in-ears monitors (IEMs). Nela há as seguintes linhas (séries):

Série A (fones in-ear com formato que cobre toda a concha da orelha que utilizam drivers dinâmicos)
Série B (fones in-ear com formato que cobre toda a conha da orelha e utilizam armaduras balanceadas, BAs)
Série E (fones in-ear compactos que possuem o formato de um cilindro e utilizam drivers dinâmicos)
Série F (fones in-ear compactos que possuem o formato de um cilindro e utilizam armaduras balanceadas, BAs)
Série Make (fones in-ear que possuem formato da série B e E, mas com a possibilidade de alterar a sonoridade abrindo o produto e trocando os filtros, tendo modelos com soluções ainda mais elaboradas como, por exemplo, a do Make4)
Série Study (fones in-ear que possuem o formato de um cilindro e seguem uma sonoridade focada para facilitar o estudo, privilegiando sons de vozes)
Série VR (fones in-ear desenvolvidos com sonoridade focada em jogos)

Inserção do fone de ouvido in-ear Final E5000.
Fone de ouvido in-ear Final E5000 (Imagem: Vitor Valeri/Hi-Fi Hub)

Categoria de headphones over-ear

Na categoria de headphones over-ear, há tanto modelos com fio quanto sem fio. Aqui você encontra as seguintes linhas (séries):

Série D (fones over-ear cabeados com drivers planar magnéticos)
Série DX (fones over-ear cabeados com drivers dinâmicos)
Série UX (fones over-ear Bluetooth com ANC “normais”)
Série VR (fones over-ear Bluetooth voltados para jogos)

Fone de ouvido Final D8000 Pro Edition.
Headphone over-ear planar magnético Final D8000 Pro Edition (Imagem: Reprodução/Final)

Categoria de fones para jogos

A categoria de fones para jogos da Final possui modelos sem fio e com fio. Neste caso, existem as seguintes linhas (séries):

Série E (fones in-ear cabeados com formato cilíndrico que possuem sonoridade focada em jogos e ASMR, tendo somente o modelo E500 como exemplar)
Série VR (fones in-ear cabeados e sem fio junto com fones over-ears sem fio)

Fone de ouvido sem fio Final VR3000 EX for Gaming.
Fone de ouvido over-ear Blueotooth Final VR3000 EX for Gaming (Imagem: Reprodução/Final)

Categoria de fones ASMR

A categoria de fones ASMR só é formata pelas linhas “CATSUBU for ASMR” e “E”, tendo como únicos modelos, o in-ear Bluetooth TWS chamado “MK II” e o in-ear cabeado E500, respectivamente.

In-ear Bluetooth TWS Ag COTSUBU for ASMR MK2/3D.
Fone de ouvido in-ear Bluetooth Ag COTSUBU for ASMR MK2/3D (Imagem: Reprodução/Final)

Categoria de fones para trabalho remoto

A categoria de fones para trabalho remoto é composta somente por fones de ouvido in-ear cabeados da linha/série “E” que possuem microfone embutido no cabo. Aqui a Final indica os seguintes modelos:

Final E1000C
Final E2000C
Final E3000C

Note que a letra “C” sinaliza que o fone possui microfone no cabo. Os modelos sem a letra são os que não contam com microfone no cabo.

In-ear monitor (IEM) Final E3000C.
Fone de ouvido in-ear Final E3000C (Imagem: Reprodução/Final)

Categoria de fones para estudar

A categoria de fones para estudar é formada somente por um modelo da Final, o “Study1”. Através de uma pesquisa colaborativa com o Dr. Kazuhiko Kawahara do Instituto de Design da Pós-Graduação da Universidade de Kyushu, foram descobertas propriedades físicas que “tornam a fala mais fácil de compreender”. Segundo a empresa, o resultado desse trabalho foi o seu fone “Study 1”, que promete aumentar a “capacidade de concentração” na voz.

In-ear monitor (IEM) Final STUDY 1.
Fone de ouvido in-ear Final STUDY 1 (Imagem: Reprodução/Final)

Como comprar fones da Final Audio?

Para comprar fones da Final Audio, há duas alternativas. A primeira é comprando no site da Amazon brasileira e a segunda é importando do Japão através da compra em lojas físicas ou online.

Ao comprar dentro do país pela Amazon, você receberá o produto mais rápido e não terá de lidar com taxas de impostos. Entretanto, não há muitos modelos disponíveis e o preço é consideravelmente mais elevado comparado ao valor praticado no Japão.

Se optar por importar, é possível não só ter acesso a mais modelos de fones da Final como também comprar fones usados da marca, permitindo uma economiza potencialmente grande. Neste cenário, caso queira ajuda, ofereço o serviço de importação com ajuda na seleção de produtos para captar os que estão em melhor estado e por um bom preço no Japão. Interessados podem enviar um e-mail para contato@hifihub.com.br.

Tags desse Artigo:

#Final Audio

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios