Por: Vitor Valeri
O desumidificador elétrico SoundLink Aid 500 é um dispositivo desenvolvido para retirar a umidade de aparelhos auditivos que utilizam bateria. Entretanto, os desumidificadores elétricos podem ser úteis também para resolver e prevenir problemas nos fones de ouvido advindos da umidade. Nesta análise do SoundLink Aid 500 irei relatar a minha experiência utilizando-o com fones do tipo in-ear monitor (IEM).
Ao utilizar um desumidificador elétrico, não será mais necessário utilizar saquinhos de sílica para retirar a umidade dos fones in-ear (IEMs), embora ainda seja necessário no caso de um fone over-ear, devido ao tamanho da estrutura.
Os desumidificadores elétricos possuem aquecimento com temperatura controlada que pode variar de modelo para modelo, mas o SoundLink Aid 500 fica em aproximadamente 35°C. Isso permite um resultado melhor na remoção da umidade através do trabalho conjunto de um pequeno ventilador, que fica embutido na estrutura do aparelho.
Atenção: Alguns modelos mais baratos de desumidificadores elétricos não contam com um ventilador acoplado.
Ao utilizar um desumidificador elétrico para retirar a umidade aprisionada nos fones, eu notei os seguintes benefícios:
• Um balanço melhor entre o som do lado direito e esquerdo do fone.
• Uma fixação melhor no ouvido, pois remove a oleosidade do corpo (shell, house) do fone.
• Melhora na nitidez e na dinâmica do som nas músicas.
De acordo com a SoundLink, fabricante do desumidificador elétrico Aid 500, o aparelho ainda pode ajudar a:
• Prevenir distorções e falhas na reprodução do som.
• Assegurar que o aparelho auditivo ou fone de ouvido in-ear permaneça seco e funcional.
• Reduzir possível irritação e desconforto ao utilizar o aparelho auditivo ou fone de ouvido.
O entupimento dos filtros nos fones de ouvido do tipo in-ear monitor (IEM) pode ocorrer devido ao excesso de sujeira (cera de ouvido ou poeira) ou à condensação da água no nozzle (bocal por onde o som sai).
O fabricante do fone utiliza filtros como uma forma de barrar a entrada de poeira e líquidos e para fazer parte do ajuste do som de um fone. O problema ocorre quando são utilizados materiais que são propensos a gerar a condensação da água que está em forma de vapor no ar.
A condensação costuma acontecer quando é utilizado um filtro em forma de grade de metal em conjunto com um tecido ou espuma densa. Isso faz com que haja uma grande absorção de água no nozzle ou nos tubos que guiam o som do driver (alto-falante) até o bocal do fone.
Pode haver também filtros posicionados dentro dos tubos que guiam o som, antes de chegar até o nozzle do fone. Tanto os filtros quanto os alto-falantes dos fones podem sofrer com o excesso de umidade.
Antes de utilizar um desumidificador elétrico com fones de ouvido ou aparelhos auditivos, é recomendado:
• Limpar com um pano de microfibra o corpo do fone ou aparelho auditivo.
• Retirar as ear tips (ponteiras, borrachinhas) do fone ou aparelho auditivo para evitar o ressecamento.
• Remover as baterias do aparelho auditivo.
• Não colocar fones Bluetooth TWS, pois não tem como remover a bateria deles.
• Remover os cabos do fone, se possível, para evitar o ressecamento.
Se você é um usuário de aparelho auditivo, recomenda-se utilizar o desumidificador elétrico todos os dias, principalmente se o usuário estiver em regiões de clima úmido ou se teve uma produção excessiva de suor ao longo do dia.
No caso dos fones de ouvido, não é necessário utilizar o desumidificador elétrico diariamente, caso você faça uso deles somente por algumas horas. É importante que se avalie como está a qualidade de reprodução de áudio para determinar com mais precisão a necessidade submeter o fone a uma nova desumidificação.
Para realizar a operação de desumidificação, siga o passo a passo:
Passo 01: Abra a tampa e coloque o aparelho auditivo ou fone de ouvido.
Passo 02: Toque no ícone de ligar (o primeiro da direita para a esquerda mostrado na imagem abaixo)
Passo 03: Toque no ícone com símbolo de relógio para alterar o tempo entre 3h e 6h.
Passo 04: Aguarde até que os ícones de ligar e relógio estejam na cor branca.
Passo 05: Abra a tampa do desumidificador elétrico e retire o aparelho auditivo ou fone de ouvido.
Note que é possível pausar o processo tocando no ícone de ligar.
Observe que o desumidificador elétrico SoundLink Aid 500 funciona através de uma porta USB-C e requer um carregador com 5V e pelo menos 1A (ampere), podendo ser mais, pois o aparelho irá regular o quanto ele precisa. Note também que este aparelho é bivolt, e aceita tanto “110V” (127V) quanto 220V.
O desumidificador SoundLink Aid 500 é vendido na loja oficial da SoundLink no AliExpress por aproximadamente US$ 20, mas quando está em promoção, pode ser encontrado por US$ 15. Note que o modelo que me refiro é uma versão sem UV (ultravioleta), pois há um modelo com UV, que é mais caro.
Atenção: Opte pela versão sem raios ultravioleta se os seus fones de ouvido forem feitos de acrílico ou material semelhante pois, com o passar do tempo, o raio UV pode fazer com que eles amarelem e/ou rachem.