Tipos de cabos digitais utilizados nos sistemas de fones

Por:

Comentários 0
Salvar
Publicado em: 01/08/25 às 21:27 - Atualizado em: 01/08/25 às 21:27
Imagem - Tipos de cabos digitais utilizados nos sistemas de fones

Sejam bem-vindos a continuação do artigo anterior! Na semana passada falamos, basicamente, sobre as diferenças entre o sinal analógico e digital, sobre conexões de linha (line-level) e sobre as diferenças entre os sistemas balanceados e single-ended (SE) que englobam a esfera analógica do sistema de fones de ouvido. Hoje será abordado sobre a seção digital do funcionamento do conjunto de equipamentos de áudio utilizado para se escutar um fone de ouvido com qualidade.

Muitos dão importância somente para o cabo que está conectado ao fone ou ao cabo que está conectado ao amplificador, que são cabos que transmitem o sinal analógico. Mas os cabos digitais também possuem certa influência na qualidade geral de um sistema de fones de ouvido. Se mal feitos, eles podem levar a interferências e oscilações no sinal que é recebido pelo DAC (Digital to Analog Converter).

A grande maioria dos cabos digitais não transmite ruído (se bem construídos) e são feitos de materiais acessíveis, mas de boa qualidade. Porém, as portas do seu computador e a interface de áudio interagem de maneira diferente dependendo dos tipos de cabos que você está utilizando e da maneira como você está realizando estas conexões. Quanto melhor o cabo (construção boa) e mais específica for a sua função, melhor será a transmissão das informações.

Basicamente há quatro tipos de conexão digital por meio de cabos nos sistemas de fones de ouvido. Abaixo uma imagem para visualizarmos melhor os tipos de conexões que foram abordadas no artigo passado e as que serão abordadas neste artigo que são: AES/EBU, S/PIDF (coaxial), TOSLink (optica) e USB.

Compartilhe:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

*Campos obrigatórios